Operação do instituto lacrou no mesmo período 61 bicos de bombas.
Do G1 Campinas e Região
O número de denúncias sobre a quantidade de combustível colocada no tanque feitas por consumidores no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) aumentou dez vezes em Campinas, no interior de São Paulo. O levantamento mostra que em janeiro de 2011 foi feita uma queixa relacionada a suspeita de bombas adulteradas. No mesmo período neste ano, foram dez casos registrados e 61 bicos de bombas lacrados.
Segundo o delegado regional do Ipem Claudimar Fonseca do Amaral, as denúncias indicam que o consumidor está mais consciente. "Ajuda denunciando, se ele [consumidor] sente que está sendo prejudicado mostrando as irregularidades”, afirma.
Para reduzir as chances de fraudes, o presidente Sindicato dos Donos de Postos de Campinas e Região Flávio Campos, recomenda a aferição ao frentista. “Ver se no início do abastecimento o visor fica zerado e verificar se não muda esse valor no final da operação”, explica.
Caso haja suspeita de fraudes na bomba, o Ipem orienta o consumidor a denunciar na ouvidora do órgão, pelo telefone 0800-013-0522.
Nenhum comentário:
Postar um comentário