sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SAÚDE NO RIO - Hospital de Bonsucesso, deixou de realizar 1.500 mamografias no ano passado por falha

Vagas de exames jogadas no lixo
Hospital deixou de realizar 1.500 mamografias no ano passado


Rio - Apesar de milhares de mulheres esperarem meses por um exame na rede pública, 1.500 mamografias deixaram de ser realizadas no ano passado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) por falha no sistema de encaminhamento de pacientes. O levantamento consta de denúncia enviada pelo Sindicato dos Médicos ao Ministério Público Federal, conforme revelou o ‘Informe do DIA’ ontem.

De acordo com documento ao qual O DIA teve acesso, só foi usada metade da capacidade do hospital, que pode realizar 250 mamografias por mês, totalizando 3 mil no ano. O caso mais grave foi em fevereiro, quando apenas 2 exames foram realizados. Em nenhum período do ano, a capacidade máxima foi usada. Estima-se que 10 mulheres procurem diariamente o HFB para realizar mamografias: a maioria sem sucesso.

Vagas foram perdidas também em outras especialidades. No ano passado, nenhuma angiografia (para diagnosticar enfarte) nem neurorradiologia foram feitas. As vagas têm sido perdidas por falta de encaminhamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Porém, milhares de pessoas procuram a unidade diariamente e não conseguem marcar consultas nem exames 

Nenhum comentário:

Postar um comentário