Bagaço (pronuncia-se / bəɡæs / gás bə ) é a matéria fibrosa que permanece após a cana ou sorgo caules são triturados para extrair seu suco. [1] É usado atualmente como um biocombustível e como um recurso renovável na fabricação decelulose e papel produtos e materiais de construção.
bagaço de agave é um material semelhante, que consiste no tecido do agave azul após a extração da seiva.
Conteúdo |
A produção, armazenamento e composição
Para cada 10 toneladas de cana esmagada, uma fábrica de açúcar produz cerca de 3 toneladas de bagaço húmido. Uma vez que o bagaço é um subproduto da indústria de cana de açúcar, a quantidade de produção em cada país está em linha com a quantidade de cana produzida.
O alto teor de umidade do bagaço, normalmente 40 a 50%, é prejudicial para a sua utilização como combustível. Geralmente, o bagaço é armazenado antes da transformação. Para a produção de electricidade, que é armazenado sob condições de umidade e da reação exotérmica leve, que resulta da degradação de açúcares residuais a pilha seca do bagaço ligeiramente. Para a produção de papel e celulose, que é normalmente armazenado úmido, a fim de auxiliar na remoção do curto medula fibras que impedem o processo de fabricação de papel, bem como para retirar todo o açúcar restante.
A análise química típica do bagaço pode ser (numa lavado e secado com base):
Celulose 45-55%
Hemicelulose 20-25%
Lignina 18-24%
Ash 1-4%
Ceras <1%
Celulose 45-55%
Hemicelulose 20-25%
Lignina 18-24%
Ash 1-4%
Ceras <1%
O bagaço é um material extremamente heterogêneo que compreende cerca de 30-40% da medula "fibra" que é derivada a partir do núcleo da planta e é principalmenteparênquima material, e "líber", "casca" ou "tronco" de fibra, que compreende o equilíbrio e são derivadas de esclerênquima material. Estas propriedades fazem bagaço particularmente problemática para a fabricação de papel e ter sido objecto de um vasto corpo de literatura.
Uso
Muitos esforços de pesquisa têm explorado a partir do bagaço como fonte renovável de geração de energia de origem e para a produção de bio-materiais à base
]Fuel
O bagaço é usado frequentemente como uma fonte primária de combustível para usinas de açúcar e, quando queimado em quantidade, produz energia térmica suficiente para suprir todas as necessidades de uma usina de açúcar típico, com energia de sobra. Para esse efeito, um uso secundário para este resíduo está em cogeração , a utilização de uma fonte de combustível para fornecer energia térmica, utilizada na usina, e da electricidade, que normalmente é vendido para o consumidor da rede eléctrica .
O resultado emissões de CO 2 são iguais à quantidade de CO 2 que a usina de cana retirada da atmosfera durante a sua fase crescente, o que torna o processo de co-geração de gases neutros. Florida Crystals Corporation , uma das maiores do açúcar da América empresas, a proprietária e opera a maior usina de energia de biomassa na América do Norte. A instalação de 140 MW utiliza resíduos de madeira, bagaço e urbanos como combustível para gerar energia suficiente para abastecer a sua moagem e grandes operações de refinação, bem como fornecer eletricidade suficiente renovável por cerca de 60.000 casas.A instalação reduz a dependência do petróleo por mais de um milhão de barris por ano.
O etanol produzido a partir do açúcar de cana é um combustível popular no Brasil. Os ricos em celulose do bagaço está sendo testado para produção de quantidades comerciais de etanol celulósico . Verenium Corporation está construindo uma celulósicas de etanol à base de plantas de celulose em subprodutos como bagaço emJennings, Louisiana . Eles estão usando uma abordagem de biotecnologia para melhorar a produção de etanol acima e além do método midwest produção de milho do etanol. Isso permitirá a produção de etanol celulósico regional, ficando em torno do problema do transporte de etanol. A abordagem Verenium vai entregar etanol E85 e aos mercados, na Califórnia e no Nordeste.
Livro
Cerca de 5-10% da produção mundial de papel é produzido a partir de culturas agrícolas , valorizando a produção de papel agrícolas entre US $ 5 e US $ 10 bilhões. [2] Um dos mais notáveis destes é o bagaço. A produção de papel é a segunda maior fonte de receita a partir do bagaço, depois de co-geração de eletricidade. Usando culturas agrícolas, em vez de madeira tem a vantagem de reduzir o desmatamento. Acredita-se que o bagaço tem a vantagem adicional sobre outras formas de fabricação de papel como matéria-prima, pois exige menos gases de efeito estufa para recolher, em comparação com a colheita de cavacos de madeira, como a fibra já foi transportado para a fábrica para extrair o açúcar. No entanto, não houve uma análise do ciclo de vida completo para apoiar esta reivindicação. Devido à facilidade com que o bagaço pode ser quimicamente despolpado, bagaço de cana exige menos produtos químicos de branqueamento de polpa de madeira para alcançar uma folha de papel branco brilhante. As fibras variam em tamanho, dependendo do país e uma variedade de cana, mas normalmente são cerca de 1,3 a 1,7 mm de comprimento. fibras de bagaço são adequados para o tecido , ondulação médio , papel de jornal e papel de escrita . [3] [4]
Bagaço de celulose e fábricas de papel tende a ser menor do que baseado em moinhos de madeira, embora em escala mundial, existem muitas fábricas. TNPL é o maior bagaço Paper Mill no mundo consumindo cerca de um milhão de toneladas de bagaço a cada year.By usando bagaço como principal primas material, TNPL preserva mais de 40.000 hectares (160 km2) de floresta devido à depleção de cada ano
A maioria das fábricas de celulose química de bagaço concentrar a reação química passou e queimar-lhes o poder fábricas de papel e produtos químicos para recuperar a reação.
Produtos de Bagaço Foodservice
O bagaço é usado para fazer embalagens descartáveis para alimentos, substituindo materiais como isopor , que são cada vez mais consideradas como ambientalmente inaceitável (ver # poliestireno do impacto ambiental ). O bagaço é considerado um material renovável porque é o material de resíduos de sugacane, uma cultura que é colhida anualmente. Além disso, vários produtos bagaço foram certificados 100% compostável pelo Instituto de Produtos Biodegradáveis. [6] produtos Bagaço tem muitas qualidades que lhes permitam ser um amistoso susbstitute evironmentally sem sacrificar a qualidade. Esses atributos incluem água alta / resistência da temperatura do óleo, bem como seguro para uso em microondas e freezer.
Outros usos
O bagaço de cana tem sido usada recentemente como o principal ingrediente de marca "SOEX 'Herbal Shisha. O narguilé é vendido como 100% do tabaco, nicotina e alcatrão. Os efeitos na saúde do bagaço de cana de fumar não foi estudada.
O bagaço também é feito na alimentação de bovinos segundo o qual é misturado com melaço. O subproduto resultante tem sido comercializada na Austrália como "doce de vaca".
Os esforços foram feitos no final de 1998 para usar o bagaço como material adsorvente para limpar vazamentos de petróleo. Dr. Gary Breitenbeck, a microbiologia do solo e pesquisador ambiental na Faculdade de Agronomia do Centro Agrícola LSU, bagaço utilizado para absorver o óleo derramado e criou um ambiente que sustenta as bactérias que digerem o goo usando amônia. "O processo Breitenbeck coloca o bagaço, juntamente com a amônia e ar, em um reator e bombas a pressão a 1.000 libras por polegada quadrada. A pressão alta leva a amônia em fibras e produzem compostos nitrogenados que os micróbios usam para converter os hidrocarbonetos em ácidos húmicos material. " [7]
impacto na saúde
Historicamente, as fábricas tiveram de bagaço de ambientes de trabalho, devido ao processo de moagem da polpa. Fábrica trabalhadores relataram sangramento nas mãos e nos braços. Os trabalhadores devem usar máscaras para evitar respirar em fibras de celulose.
Workplace exposição às poeiras do processamento do bagaço pode causar a doença crônica pulmonar de fibrose pulmonar , mais especificamente referido como "bagassosis". [8]
Fonte Wikipedia
Fonte Wikipedia
Referências
- ^ Bagaço - Encyclopedia Britannica Online
- ^ Rainey (2009) Um estudo sobre as propriedades de permeabilidade e compressibilidade de celulose do bagaço, tese de doutoramento, Queensland University of Technology
- ^ Covey, Rainey e Shore (2006) O potencial de polpação de bagaço na Austrália, Appita J. 59:1 17-22
- ^ Kellomäki, Seppo. "4". Recursos Florestais e Manejo Sustentável. Papermaking Ciência e Tecnologia. 2. Helsinque, Finlândia. p. 179. ISBN 952-5216-02-0 .
- ^ http://www.geotegrity.com
- ^ http://www.bpiworld.org
- ^ http://www.scienceblog.com/community/older/1998/B/199801591.html
- ^ Sodeman, William A (outubro 1967). "Bagaço doença dos pulmões - Depois de 25 Anos" (PDF) 505-507. PEITO 52:. doi : 10.1378/chest.52.4.505 .
Veja Tambem
Parque Eólico de Gargau
Nenhum comentário:
Postar um comentário