quarta-feira, 12 de maio de 2010

#FICHA LIMPA - Câmara conclui votação do Ficha Limpa


   
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (11) o projeto Ficha Limpa (PLP 518 e outros). “Foi uma vitória da sociedade civil que pressionou. Foi resultado da força política dos parlamentares que acreditaram e mobilizaramse em torno desse projeto. É o melhor dia do meu
      mandato como deputado federal”, comemorou o relator do projeto no grupo de trabalho, Indio da Costa (Democratas-RJ).
     
      “O projeto iniciou pelas mãos do Democratas. Lutamos muito por isso e ao longo do caminho, fomos ganhando força e adesão dos outros parlamentares que entenderam a importância de todo esse trabalho”, disse o líder do Partido, Paulo Bornhausen (SC).
     
      Após seis meses tramitando na Câmara, os nove destaques foram votados nessa terça-feira, dia histórico para a democracia brasileira. “O projeto chega forte e possível ao Senado. A Casa já sinalizou o compromisso de votá-lo. Mais uma vez: a sociedade precisa seguir mobilizada, precisa seguir acreditando. Falta muito pouco para marcarmos essa legislatura e esse projeto tornar-se um divisor de águas”, diz Indio.
     
      O democrata acredita que há um empenho dos partidos para que a análise da matéria seja acelerada também no Senado. Depois que o Ficha Limpa seja aprovado no Senado e sancionado pelo presidente da república, as novas regras já valerão para este ano. A Campanha Ficha Limpa teve início em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.
     
      Hoje, com as assinaturas recebidas no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e colhidas pela internet, mais de 4 milhões de brasileiros e
      brasileiras manifestaram seu apoio ao PLP. 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário