sábado, 8 de maio de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Lula: ‘Dilma não cresceu porque ainda não pedi’



Em Pernambuco, presidente diz que ex-ministra vai melhorar desempenho nas pesquisas quando ele participar da campanha. Petista volta a criticar Serra
Ipojuca (PE) - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que a pré- candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, não cresceu ainda nas pesquisas porque ele ainda não atuou na campanha. “Ainda não subi ao palanque com ela”, disse ele, embora não tenha usado a palavra “votos”. Lula disse isso ontem, após lançamento ao mar de um navio petroleiro em Ipojuca (PE).
“Em seu devido tempo, vou fazer esforço no meu final de semana, a partir do momento que for formalizada a candidatura”, acrescentou. Lula aproveitou o lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Transpetro (Promef) para falar sobre os feitos de seu governo. Sem citar o nome de Dilma, o presidente advertiu que o Brasil não pode regredir. “Sabemos que fazer é difícil, mas derrubar é fácil”.
No campo econômico, Lula também disse que o Brasil vai bem. “Quando eu disse que a economia do mundo estava mal e no Brasil seria só uma marolinha, me encheram o saco”, reclamou o presidente.
Se Lula não citou Dilma por receio à Justiça Eleitoral, outros participantes do evento destacaram a ex-ministra da forma que puderam. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos, inclusive, se despediu com “ bom Dilma”.

Ainda ontem, a pré-candidata disse que era “um pouco estranha” a sugestão de José Serra. O presidenciável tucano disse que, em caso de vitória, iria esperar o PT e o PV no governo. “Acho que temos projetos distintos. Eles foram contra o presidente Lula durante tanto tempo, fizeram oposição tão raivosa, e agora que temos 75% de aprovação para o governo e mais de 90% para o presidente Lula, isso soa um pouco estranho”, disse Dilma. Ela também comentou a repercussão de seus deslizes de pré-campanha. “Parece que a única pessoa que tem deslizes sou eu”, disse.

PSDB vai ao TSE contra PT
O PSDB ingressou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedindo a diminuição do tempo de propaganda partidária do PT no primeiro semestre de 2011. Os tucanos acusam os petistas de terem feito “promoção pessoal” de Dilma Rousseff (PT) nas duas inserções de 30 segundos veiculadas ontem nas emissoras de rádio e de TV.

Ontem, José Serra cancelou sua visita a Goiânia (GO), onde participaria do pré-lançamento da campanha de Marconi Perillo (PSDB) ao governo de Goiás. Já Marina Silva (PV), gripada e quase afônica, trocou a agenda que tinha ontem no Rio Grande do Sul por uma consulta médica em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário