segunda-feira, 1 de março de 2010

Operação Águas de Março intensifica preparação da cidade para temporada de chuvas


Rio - A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos iniciou na manhã desta segunda-feira a operação Águas de Março, que vai melhorar as condições de drenagem na cidade, principalmente no período de chuvas intensas. A iniciativa é uma ação integrada da Comlurb com a Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), com o apoio da Defesa Civil Municipal.


Durante todo o mês de março, 189 diferentes pontos da cidade receberão, simultaneamente, o trabalho das equipes que farão a limpeza de ralos e galerias pluviais. As operações acontecerão em locais previamente mapeados pela Defesa Civil Municipal, nas cinco áreas de planejamento do Rio (AP1, AP2, AP3, AP4 e AP5).


De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Público, Carlos Roberto Osório, essa ação integrada vai minimizar os transtornos na cidade causados pelas chuvas intensas nessa época do ano:


"O objetivo é intensificar as ações de desobstrução das galerias pluviais e preparar a cidade para o mês de março, que é um mês normalmente mais chuvoso. Os alagamentos ocorrem devido ao entupimento da rede mas, também, por conta de chuvas excessivas, em que o volume de água é muito alto. Por isso é muito importante que a gente faça esse trabalho sempre preventivamente", explicou Osório.


Na Avenida Brasil, considerada um dos pontos mais críticos, o trabalho será feito durante todo o mês ininterruptamente. Lá, a operação terá início na altura do Trevo das Missões com o trabalho sendo realizado nos dois lados da via, sempre acompanhando o contra-fluxo.


Para o secretário Carlos Osório, a participação e colaboração da população é fundamental para o sucesso e do trabalho:


"A população pode ajudar não jogando lixo nas ruas. O entupimento dos bueiros e das galerias pluviais acontecem, principalmente, porque o lixo que é jogado nas vias públicas. Com as chuvas, os detritos vão para os bueiros e entopem todo o sistema. Por isso, estamos convidando o povo carioca para fazer uma parceria, em que vamos manter as galerias limpas, o que é nossa responsabilidade, e pedir que tenham cuidado e não joguem lixo nas ruas", apelou o secretário.


A operação Águas de Março contará com um efetivo de aproximadamente 20 pessoas (entre garis e operários da CGC), que atuarão de segunda-feira a sábado com ferramentas específicas: um caminhão basculante, um carro-pipa, uma varredeira, além de caminhão vac-al, destinado a sucção de detritos sólidos na limpeza dos ramais e dos poços de visita e de aparelhos Sewer-Jet, que lançam um jato d’água de alta pressão capaz desobstruir os ramais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário