domingo, 7 de março de 2010

CARROS - Land Rover Discovery 4 (VIA G1)

Quarta geração da família de SUVs ganha motor 5.0 V8 de 372 cavalos.
O carro, voltado para off-road com conforto, não passa sem ser notado.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo


Foto: Priscila Dal Poggetto

Discovery ganha a quarta geração (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Frases feitas à parte, há carros que são criados para ser verdadeiros brinquedos de “gente grande”. É o caso Land Rover Discovery 4. O modelo é o novo lançamento da família Discovery — que acabou de completar 20 anos de história. Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do SUV ganhou frente mais agressiva, faróis de LED e interior luxuoso. Por preços entre R$ 179,9 mil e R$ 245,9 mil, quem gosta de uma boa trilha poderá colocar o 4X4 na lama, sem estresse. O G1 avaliou o desempenho da versão topo de linha, a 5.0 HSE.

Visualmente, o grandalhão intimida. O modelo tem 4,82 m de comprimento, 2,02 m de largura (com os espelhos recolhidos) e 1,88 m de altura. As linhas quadradas — ponto fraco para os modernosos que preferem os traços mais sinuosos dos concorrentes Mercedes ML, Audi Q7, BMW X5 e Lexus RX 450h — ajudam a abrir caminho no trânsito.

Foto: Priscila Dal Poggetto

Land Rover investe em visual com linhas retas (Foto: Priscila Dal Poggetto)


Sistema Terrain Response (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Ao entrar no carro, gasta-se um bom tempo para se encontrar entre os instrumentos disponíveis. Entre eles está o “Terrain Response”, que prepara o sistema de tração integral. Com o giro de um botão, o condutor tem cinco opções para ajustar o carro de acordo com a necessidade do terreno. No Discovery 4, ele ganhou o modo “pedra” — que permite uma leve pressão extra nos freios quando o veículo está abaixo dos 5 km/h, o que dá mais controle ao motorista — e o modo “areia”, com aceleração gradual para impedir atolamentos. Ou seja, se encarar um terreno acidentado, quem irá calcular o que fazer em cada situação é o próprio carro.

Na avaliação do G1, o SUV foi colocado em diversas situações em estradas de terra nas cidades de Itupeva e Cabreúva, no interior paulista. O sistema mostrou-se extremamente eficiente.

Outro ponto forte é a suspensão. Para a quarta geração, ela foi redesenhada para reduzir o espaço em relação ao centro de gravidade do veículo. Isso minimiza o balanço do habitáculo nas curvas. Um aspecto interessante é que, ao fazer curvas durante a noite, uma luz lateral é acesa para ajudar a visibilidade, que já é ampla devido à altura do carro e à dimensão do vidro dianteiro.


Carro conta com diversos instrumentos para facilitar a vida do motorista (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Aliada aos sistemas eletrônicos de controles de estabilidade, rolagem da carroceria, frenagem e tração, as curvas são feitas com estabilidade. O carro gruda no chão mesmo em manobras mais bruscas.

Como itens de segurança o utilitário conta ainda com freios com sistemas ABS, EBD e assistente de frenagem de emergência e com oito airbags. Aliás, os freios a disco ventilados recebem, por meio de sensores, informações sobre a velocidade e o ângulo de direção do veículo.

Itens mais do que necessários devidos às proporções do carro e do motor. O propulsor 5.0 V8 a gasolina com 372 cavalos de potência e 52 kgfm de torque leva o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Ao pisar com mais pressão no acelerador, o corpo gruda no banco. Para resfriar o motor, a equipe de design e de engenharia da Land Rover precisou aumentar as saídas laterais de ar, o que alterou também seu visual.

A nova transmissão automática que equipa o SUV colabora com o desempenho. A resposta a acelerações e retomadas é rápida. Para ajudar, as trocas de marchas são adaptadas automaticamente, por meio de sensores, ao estilo de condução do motorista.


Conforto e conectividade
Entre as tecnologias disponíveis estão tela touchscreen, que mostra informações da suspensão do veículo e permite o controle das funções de entretenimento e da navegação GPS, conectividade via Bluetooth, com chamadas telefônicas por comando de voz, e o computador de bordo tridimensional com tela de TFT de 5" — esse computador indica o nível de consumo de combustível, desempenho 4x4, pressão dos pneus, entre outras funções.
 
O modelo conta ainda com entrada para iPod (é possível fazer download dos arquivos) e USB, em um compartimento escondido entre os dois bancos dianteiros. Sob este espaço, há uma geladeira de verdade, que não depende do ar gelado do ar-condicionado.


Foto: Priscila Dal Poggetto/G1

Suspensão ganha novo desenho para aumentar a estabilidade do SUV (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

No interior do veículo não se ouve barulho, mesmo em alta velocidade. O isolamento acústico deixa o motor “mudo” e o painel não emite nenhuma trepidação — mesmo nas trilhas com pedregulhos. Bom para os passageiros que queiram assistir a filmes em DVD: o veículo possui duas telas LCD independentes colocadas na parte de trás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

Neste acabamento, o modelo comporta com conforto sete passageiros, sendo que dois bancos podem ser erguidos no compartimento do porta-malas. Três tetos solares completam os mimos do carro.

Para aqueles que gostam de um clima mais rústico em trilhas e de passar sufoco em atoleiros, ladeiras, areia e cascalho é melhor procurar outro carro. O Discovery 4 é para quem gosta de off-road, mas com conforto suficiente para apreciar a paisagem com calma.

Vale, ainda, uma observação de "motorista". O Discovery 4 não é um carro para quem quer passar incólume. Nas ruas de uma grande cidade, o carro chama muita atenção. Muitos motoristas devem se sentir tentados a blindar o modelo, o que deve acarretar custos e alterações na estrutura.


Foto: Arte/G1

Veja alguns dos concorrentes do Land Rover Discovery (Foto: Arte/G1)

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