quinta-feira, 11 de março de 2010

BRASIL/CONGRESSO NACIONAL - @AlvaroDias_ : "Tancredo dignificou a atividade política"

[Foto: senador Alvaro Dias ]



Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Tancredo Neves "dignificou a atividade política" e "sua vocação moderada" foi direcionada totalmente à busca da conciliação e da negociação.
- Sem prejuízo de suas posições liberais, ele operou no cenário da política brasileira sem abrir mão de suas convicções pessoais, tendo o bem comum como objetivo maior a ser alcançado - sustentou.
Alvaro Dias afirmou que Tancredo "travou árduas batalhas contra o autoritarismo e a ausência de liberdade", lembrando que, em 1982, o político mineiro alertou que o autoritarismo "começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão". Conforme o senador, a ojeriza de Tancredo Neves ao autoritarismo está expressa em outra frase: "Para meu ideário político, o valor absoluto da vida é a liberdade. O paraíso, se estiver cercado, será sempre o inferno".
O senador paranaense utilizou-se de outras frases de Tancredo para mostrar sua face conciliadora, sua verve de político engenhoso, sua face irônica e sua argúcia política. O ex-presidente, por exemplo, sustentava que "os políticos existem para evitar que os impasses aconteçam". Mais: "Só examine a espuma depois que as ondas pararem de bater" e "As fontes de todos os problemas sãos três: barra de ouro, barra de terra e barra de saia".
- A célebre frase de Tancredo Neves "o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade" ecoa por todo o Brasil como um brado de nação que não se curva ao autoritarismo. Tancredo, como poucos, se entregou completo (em detrimento da sua própria vida) ao serviço da nação - disse o senador Alvaro Dias.
Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
99722

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário