Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 5 de março de 2010

ANIVERSARIANTE DO DIA - Piloto : Luciano Burti (com vídeos)

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Luciano Burti

Luciano Burti 2006 Curitiba.jpg
Registros na F1
Nacionalidade {{{Nacionalidade}}}
Nacionalidade Brasileira
Anos {{{Anos}}}
Anos 20002001
Time(s) {{{Times}}}
Time(s) Jaguar, Prost
GPs disputados {{{Corridas}}}
GPs disputados 15
Campeonatos {{{Campeonatos}}}
Campeonatos 0
Vitórias {{{Vitorias}}}
Vitórias 0
Pódios {{{Podios}}}
Pódios 0
Pontos {{{Pontos}}}
Pontos 0
Pole positions 0
Voltas mais rápidas {{{Voltas mais rapidas}}}
Voltas mais rápidas 0
Primeiro GP {{{Primeira corrida}}}
Primeiro GP Grande Prêmio da Áustria de 2000
Primeira vitória {{{Primeira vitoria}}}
Primeira vitória
Última vitória {{{Ultima vitoria}}}
Última vitória
Último GP {{{Ultima corrida}}}
Último GP Grande Prêmio da Bélgica de 2001
Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro que correu brevemente pela Fórmula 1. Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001. Nesta segunda temporada, cumpriu a segunda metade do ano pela Prost, onde sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou vários dias em coma, encerrando naquele momento sua passagem pela categoria. Desde de 2005 corre pela Stock Car brasileira.
Atualmente, trabalha como comentarista, além de traduzir conversas de rádio dos boxes da Fórmula 1, ao lado de Reginaldo Leme nas transmissões da Rede Globo. Apresentou o programa sobre a Fórmula 1-2007, que passou antes do início da temporada. Durante o ano de 2008, Burti foi apresentador de um dos quadros do Fantástico, denominado Mão na Roda, onde o piloto dá dicas e comenta situações cotidianas do trânsito.

Índice


Fórmula 1

Jaguar Racing

Burti iniciou na categoria em 1999, como piloto de testes da equipe Stewart. Em 2000, com a compra da Stewart pela Ford, a equipe mudou para Jaguar Racing, e Burti foi mantido como piloto de testes. Ainda em 2000, chegou a disputar uma prova, a única na temporada, o Grande Prêmio da Áustria, onde substituiu Eddie Irvine.
No ano seguinte, em 2001, Burti vira realmente um piloto de carreira. Seu companheiro seria Irvine. Burti teve uma passagem curta pela equipe verde: só disputa as quatro primeiras corridas (Austrália, Malásia, Brasil e San Marino), mas já consegue um bom resultado: logo no primeiro grande prêmio do ano, fica com o 8º lugar. No GP seguinte, na Malásia, Burti termina em 10º, com um resultado um pouco ruim. Em casa, no Grande Prêmio do Brasil, abandona a prova. Já em San Marino, fica em 11º. Depois deste GP, Burti saiu da equipe. Entretanto, este desempenho foi o suficiente para Alain Prost o contratar para sua equipe, a Prost Grand Prix.

Prost

Na equipe Prost, Burti substitui o argentino Gastón Mazzacane, e tem como companheiro de equipe o francês Jean Alesi. Na corrida de estreia na nova equipe, na Espanha, chega mais uma vez fora da zona de pontuação, terminando a prova em 11º lugar. Na corrida seguinte, na Áustria, obtém mais uma vez o 11º lugar, o mesmo resultado do ano anterior. Abandona no Grande Prêmio de Mônaco. Depois, no Canadá, obtém outro 8º lugar, seu melhor resultado na categoria. Em Nürburgring, obtém o 10º lugar, e na França, terra natal da sua equipe e de seu companheiro de equipe, obtém o 12º lugar. A partir daí, começa uma série de abandonos que culminaria no abandono dele da Fórmula 1. Abandona na Inglaterra, na Alemanha e na Hungria.

O acidente

Perto da chicane que antecede a reta de chegada, Luciano Burti e Eddie Irvine batalhavam por uma das 22 posições. De repente, na curva Blanchimont, Eddie Irvine, ex-companheiro do brasileiro na Jaguar, fecha Luciano, que acerta a traseira do rival em cheio. O paulistano vai de encontro a barreira de pneus a cerca de 300 km/h. Burti ficou vários dias em coma. Esse acidente, apesar de não ter deixado sequelas, afastou o brasileiro das pistas de F-1 para sempre. Burti foi substituído pelo tcheco Tomas Enge para as três últimas etapas da temporada.

Scuderia Ferrari

Em 2002, Burti foi anunciado como piloto de testes da Scuderia Ferrari, junto com o italiano Luca Badoer. Em 2003, inicia novamente como piloto de testes junto com Badoer, porém, com o ingresso de Felipe Massa como piloto de testes, Burti perdeu a vaga. No ano seguinte, Massa retornou para a Sauber, e Burti voltou, por pouco tempo, a testar pela equipe. Após essa passagem pela Ferrari, como piloto de testes, Burti foi para a Stock Car, e passou a ser, também, comentarista de Fórmula 1.

Stock Car Brasil

Em 22 de novembro de 2009, Burti conquistou a primeira vitória na Stock Car, na Etapa de Tarumã.[1][2]



 







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