Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| |
| |
Registros na F1 | |
Nacionalidade | {{{Nacionalidade}}} |
---|---|
Nacionalidade | Brasileira |
Anos | {{{Anos}}} |
Anos | 2000 – 2001 |
Time(s) | {{{Times}}} |
Time(s) | Jaguar, Prost |
GPs disputados | {{{Corridas}}} |
GPs disputados | 15 |
Campeonatos | {{{Campeonatos}}} |
Campeonatos | 0 |
Vitórias | {{{Vitorias}}} |
Vitórias | 0 |
Pódios | {{{Podios}}} |
Pódios | 0 |
Pontos | {{{Pontos}}} |
Pontos | 0 |
Pole positions | 0 |
Voltas mais rápidas | {{{Voltas mais rapidas}}} |
Voltas mais rápidas | 0 |
Primeiro GP | {{{Primeira corrida}}} |
Primeiro GP | Grande Prêmio da Áustria de 2000 |
Primeira vitória | {{{Primeira vitoria}}} |
Primeira vitória | |
Última vitória | {{{Ultima vitoria}}} |
Última vitória | |
Último GP | {{{Ultima corrida}}} |
Último GP | Grande Prêmio da Bélgica de 2001 |
Atualmente, trabalha como comentarista, além de traduzir conversas de rádio dos boxes da Fórmula 1, ao lado de Reginaldo Leme nas transmissões da Rede Globo. Apresentou o programa sobre a Fórmula 1-2007, que passou antes do início da temporada. Durante o ano de 2008, Burti foi apresentador de um dos quadros do Fantástico, denominado Mão na Roda, onde o piloto dá dicas e comenta situações cotidianas do trânsito.
Índice |
Fórmula 1
Jaguar Racing
Burti iniciou na categoria em 1999, como piloto de testes da equipe Stewart. Em 2000, com a compra da Stewart pela Ford, a equipe mudou para Jaguar Racing, e Burti foi mantido como piloto de testes. Ainda em 2000, chegou a disputar uma prova, a única na temporada, o Grande Prêmio da Áustria, onde substituiu Eddie Irvine.No ano seguinte, em 2001, Burti vira realmente um piloto de carreira. Seu companheiro seria Irvine. Burti teve uma passagem curta pela equipe verde: só disputa as quatro primeiras corridas (Austrália, Malásia, Brasil e San Marino), mas já consegue um bom resultado: logo no primeiro grande prêmio do ano, fica com o 8º lugar. No GP seguinte, na Malásia, Burti termina em 10º, com um resultado um pouco ruim. Em casa, no Grande Prêmio do Brasil, abandona a prova. Já em San Marino, fica em 11º. Depois deste GP, Burti saiu da equipe. Entretanto, este desempenho foi o suficiente para Alain Prost o contratar para sua equipe, a Prost Grand Prix.
Prost
Na equipe Prost, Burti substitui o argentino Gastón Mazzacane, e tem como companheiro de equipe o francês Jean Alesi. Na corrida de estreia na nova equipe, na Espanha, chega mais uma vez fora da zona de pontuação, terminando a prova em 11º lugar. Na corrida seguinte, na Áustria, obtém mais uma vez o 11º lugar, o mesmo resultado do ano anterior. Abandona no Grande Prêmio de Mônaco. Depois, no Canadá, obtém outro 8º lugar, seu melhor resultado na categoria. Em Nürburgring, obtém o 10º lugar, e na França, terra natal da sua equipe e de seu companheiro de equipe, obtém o 12º lugar. A partir daí, começa uma série de abandonos que culminaria no abandono dele da Fórmula 1. Abandona na Inglaterra, na Alemanha e na Hungria.O acidente
- Grande Prêmio da Bélgica, 2 de Setembro de 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário