segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PM's DO RIO FURTANDO - Corregedoria apura envolvimento de oficiais na retirada de kit de acessórios de veículos roubados

PMs suspeitos de furto de peças de carro
Após denúncia, Corregedoria da Polícia apura envolvimento de oficiais na retirada de kit de acessórios de veículos roubados

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - O 20º Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), o 7º BPM (Alcântara) e o 9º BPM (Rocha Miranda) são os recordistas em recuperar carros roubados e apresentá-los sem o conjunto de equipamentos obrigatórios — estepe, macaco, triângulo e chave de roda. A descoberta tem base num relatório feito pela empresa Cevera, responsável pelos serviço de remoção e guarda do depósito Pátio Legal, em Deodoro, entre janeiro de 2009 e junho deste ano.

No período do levantamento, a PM recuperou 39.225 veículos. Quase 40% dos carros chegaram ao depósito sem o kit básico. A empresa constatou que ‘sumiram’ dos carros levados para o Pátio Legal nada menos que 13.383 chaves de rodas, 13.333 estepes, 13.138 macacos e cerca de 12 mil triângulos.

Quase 40% dos carros roubados que são encontrados pela PM chegam ao Pátio Legal sem as peças básicas | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O documento, que já foi encaminhado à corregedoria da instituição, lista os policiais que mais fazem apreensões de veículos e quais são os acessórios que sempre faltam nos carros quando eles apresentam. São, no total, segundo reportagem da revista ‘Veja’deste fim de semana, 4.560 PMs suspeitos de participar do esquema de desvio de peça.

Somente do 20º BPM, o relatório identifica 323 policiais que recuperaram carros e os entregaram sem algum (ou nenhum) item do kit de acessórios obrigatórios.

Em Alcântara, batalhão que foi comandado pelo tenente-coronel Claudio Luiz Oliveira, preso suspeito de participação na morte da juíza Patrícia Acioli, 308 militares são citados na mesma condição.

Em terceiro lugar, está o 9º BPM, onde 306 policiais fizeram apreensões de veículos, mas o entregaram sem o kit básico.

A corregedoria da Polícia Militar informou que abriu Inquérito Policial, que corre sob sigilo, para investigar as denúncias. A instituição adiantou, no entanto, que só haverá afastamento quando os indícios “forem mais evidentes”. Em nota, eles afirmaram ainda que “carros roubados costumam ser depenados assim que abandonados”.

Alcântara: mais reincidentes
O sumiço das mesmas peças sempre nos veículos roubados fez com que algumas seguradoras de automóveis apelidassem o conjunto de triângulo, macaco, chave de roda e estepe de ‘Kit PM’, ainda de acordo com a ‘Veja’. A principal suspeita é de que os itens furtados são vendidos no mercado negro de lojas de peças de carros.

Segundo lugar entre os batalhões com PMs suspeitos de participar do esquema, o 9º BPM é a unidade que tem o maior número de policiais, segundo o relatório, que são reincidentes em apresentar carros sem o kit básico. Em seguida, estão Alcântara, Méier, Mesquita, Caxias e Olaria

 FONTE O DIA http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/12/pms_suspeitos_de_furto_de_pecas_de_carro_213235.html


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário