Em ano pré-eleitoral, gastos chegarão à marca de 150 milhões de reais
Presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, e Eduardo Paes: o prefeito quer ficar bem na foto (Philippe Lima / AgNews)
A pouco mais de um ano de tentar mais um mandato nas eleições de 2012, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), resolveu expandir em 25% os gastos com publicidade da prefeitura. Uma autorização para celebrar um termo aditivo nesse porcentual - em dinheiro, mais 30 milhões de reais, a se somarem a 120 milhões de reais já licitados - no contrato com três agências (PPR, Binder-FC e Nacional) foi publicada pela Secretaria da Casa Civil no Diário Oficial da última sexta-feira.
A operação é legal: a lei permite acréscimos de até um quarto do valor de um serviço adquirido pela administração pública, sem necessidade de licitação, por prorrogação do acerto original. Há, contudo, temor de que o reforço no marketing fortaleça a candidatura do prefeito.
A marca de 150 milhões de reais significa um novo recorde em gastos com publicidade na administração carioca. O primeiro foi estabelecido pelo próprio Paes que, no fim de 2009, seu primeiro ano como prefeito, lançou a licitação de 120 milhões de reais para contratar três agências de publicidade e uma empresa de eventos. Os números se chocavam com as despesas anteriores da prefeitura no setor: 1.947.461 reais empenhados (separados para gasto) em 2005; 166.866 reais em 2006; 818.029,11 reais em 2007; 448.286,20 reais em 2008; 649.492 reais em 2009 (já sob a gestão de Paes, que sucedeu a Cesar Maia).
Em 2010, os dispêndios com o setor foram a 29.116.049,53 reais, um aumento de 4.432,34% em relação ao liquidado (reconhecido para pagamento) no ano anterior, 649.406,24 reais.
O secretário da Casa Civil, Pedro Paulo, não deu entrevista sobre o aditivo, alegando, por meio de assessores, outros compromissos. O município enviou nota: "A Prefeitura do Rio fechou, em 2010, um contrato de publicidade de dois anos no valor de 120 milhões de reais. Desde então, a verba está sendo utilizada na divulgação de programas de interesse da população, campanhas informativas e de prestação de serviços. Com o aumento na cidade do número de projetos sociais, programas de utilidade pública e ampliação do volume de obras, o valor indicado no termo aditivo ao contrato será investido justamente para divulgar tais ações e orientar a população."
(Com Agência Estado)
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