segunda-feira, 12 de setembro de 2011

#Chile: confrontos e barricadas marcam aniversário de golpe militar

 EFE
   
Enfrentamentos entre a polícia e encapuzados, levantamento de barricadas e fogueiras foram registradas na noite deste domingo em Santiago e em outras cidades chilenas no 38º aniversário do golpe militar do dia 11 de setembro de 1973.
Um oficial dos Carabineiros de uma delegacia de San Bernardo ficou ferido e um suboficial da mesma instituição da cidade de Quilicura ficou ferido à bala em uma perna. Segundo a Radio Bíobio, neste último município foram registrados violentos confrontos entre dezenas de pessoas que atacaram um quartel e carabineiros que deveram utilizar balas de borracha para repelir o ataque.
Além disso, várias estradas foram fechadas pelas fogueiras acesas por grupos de vândalos que apedrejaram os veículos que se deslocavam pela região como um microônibus de turismo que se dirigia com passageiros para a cidade de Valparaíso.
Na Villa Francia, sudoeste do centro da capital, uma turba de pelo menos 40 rapazes botou fogo em um veículo de transporte público e os carabineiros foram ao local. Em San Bernardo, a cerca de 22 km ao sul de Santiago, a polícia também teve que defender a 14ª delegacia da polícia que foi atacada.
A empresa Chilectra informou de pelo menos 50 mil casas ficaram sem energia elétrica devido aos cortes de energia causados por objetos lançados em cabos de alta tensão, enquanto na comuna de Los Morros um supermercado foi saqueado.
Em Valparaíso, a cerca de 120 km ao oeste de Santiago, também se registraram cortes de energia elétrica na parte alta da cidade e várias avenidas foram obstruídas por fogueiras e barricadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário