sábado, 8 de maio de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Fiscais do TRE gravam vídeos com discursos de políticos


   

Fiscais do TRE passaram a filmar 
discursos de políticos, em eventos públicos / Foto de Fabiano Rocha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) está de olho na classe política. As equipes de fiscalização vêm filmando, com câmeras digitais portáteis, os discursos de governantes e pré-candidatos, em compromissos públicos. Quem cometer irregularidades vai para o paredão e, se for reprovado no confessionário, pode receber multa de até R$ 35 mil.

Segundo o coordenador de propaganda do TRE, juiz Luiz Márcio Pereira, as imagens são usadas para comprovar o que os agentes descrevem nos relatórios, evitando que o político escape alegando que a ilegalidade deve-se às interpretações do fiscal.

— As defesas dizem que o candidato não tinha conhecimento disso ou daquilo. Afirmam que o fiscal foi rigoroso demais e outras justificativas sem fundamento. Com os vídeos, acabamos com isso. O papel oficializa e filmagem atesta — explicou.

Luiz Márcio Pereira disse que vídeos 
reforçam certidões de fiscalização / Foto de Fabiano Rocha

Nos últimos 60 dias, os políticos foram gravados em quatro eventos: Família Diante da Cruz; Contra a Covardia, em Defesa do Rio; Dia D Contra a Dengue; e reinauguração do Piscinão de São Gonçalo.

— A campanha já está na rua, de maneira implícita. Não há como negar essa realidade, mas estamos atentos — afirmou Luiz Márcio Pereira.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário