terça-feira, 4 de maio de 2010

BICHOS - Saiba como ajudar cães abandonados e adotar um animal #inforio

 

Se você encontrou um animal, veja se ele tem um número de registro e procure o Centro de Controle de Zoonoses ou similar de sua cidade.

cachorro abandonado (Bom Dia Brasil)Veja o que fazer com um cachorro abandonado

Se você encontrou um cão ou gato abandonado e quer saber como ajudar, o primeiro passo é levar o animal a um veterinário para verificar seu estado de saúde. Se o animal for agressivo, chame uma instituição especialista. Veja outras dicas:
- Tente suprir as necessidades primeiras desse animal (água e comida). Se ele for um recém-nascido, veja algumas orientações aqui.
- Se o animal não for agressivo, procure levá-lo até um veterinário para verificar o estado de sua saúde;
- Coloque cartazes, com a descrição do animal em clínicas veterinárias, pet shops e outros locais de circulação de pessoas na região onde você mora;
- Fale com os vizinhos e comerciantes do bairro, já que o dono do animal pode estar fazendo o mesmo caso ainda queira encontrá-lo;
- Verifique se alguém deixou anúncio com a descrição do bicho em algum site.
- Caso o animal esteja com plaqueta e um número de registro, procure o Centro de Controle de Zoonoses ou similar de sua cidade. Mas lembre-se: geralmente o tempo máximo de permanência do animal é de três dias. Depois disso, ele poderá ser sacrificado.
- Caso não consiga encontrar o dono do animal, tente lembrar de amigos, parentes, colegas e conhecidos que poderiam acolher o cachorro;
- Encontre um abrigo enquanto você prepara o animal para a adoção. O ideal é que seja um espaço seguro e tranquilo. Até que seja examinado e vacinado, é prudente que o animal fique separado de outros bichos;
- Leve o animal a um veterinário para ser vacinado, vermifugado e castrado;
- Divulgue a descrição do animal e encaminhe-o para adoção.

Nunca abandone um animal
Veja a melhor forma de encontrar um novo lar para seu cão:
1- Nunca abandone seu cão ou gato;
2- Antes de ser doado, o animal deve passar por um veterinário para ser vacinado, vermifugado e castrado;
3- Pense com cuidado e veja se entre seus parentes, amigos ou vizinho não há ninguém que possua condição adequada e queira adotar o animal;
4- Divulgue a adoção com cartazes em pet shops, clínicas veterinárias e demais pontos de grande circulação de pessoas;
5- Caso o animal seja de raça, você pode entrar em contato com associações idôneas de criadores da raça;
6- Murais virtuais na internet também podem ser uma boa saída. Você pode procurar por feiras ou eventos de adoção.


Saiba como adotar um animal
A ONG SOS Vida Animal, de Curitiba (PR), criou um calendário com fotos de cachorros abandonados. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. No site da organização, há informações para quem está pensando em adotar um animal.
No Rio de Janeiro, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) recolhe animais perdidos, que são colocados para adoção.
A prefeitura de São Paulo tem um programa de adoção de cães e gatos. Clique aqui e conheça a iniciativa. A União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) também ajuda quem quer adotar um animal.
Em Brasília, a Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal defende animais e ajuda quem quer adotar um bichinho.
Em Belo Horizonte, procure a SOS Bichos.
Para todo o Brasil, pesquise aqui sobre como adotar animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário