quarta-feira, 7 de abril de 2010

RIO DE JANEIRO/UTILIDADE PÚBLICA - HemoRio convoca a população a doar sangue #doesangue Dê RT

Devido às fortes chuvas que caíram na cidade, o HemoRio teve uma queda de 80% no comparecimento de doadores. Ontem, por exemplo, quando o centro da cidade estava praticamente vazio, somente 61 bolsas de sangue foram coletadas, quando normalmente seriam 300. A situação foi agravada devido ao feriado de Páscoa, época em que também já é registrada uma diminuição no número de doadores. Desde o dia 1º, o HemoRio, que é responsável por distribuir sangue para cerca de 180 hospitais da rede pública de todo o estado, coletou 840 bolsas. Se compararmos com o mesmo período no ano passado, a queda chega a quase 50%.
Desde a manhã desta quarta-feira, o HemoRio está em alerta máximo. De acordo com a diretora geral do Instituto, Clarisse Lobo, já estão sendo realizadas estratégias para minimizar o problema, mas a população precisa ajudar, pois todos os tipos de sangue são necessários.
"Iniciamos ontem mesmo, com a equipe de captação, o trabalho de convocação de doadores de sangue e na comunidade do entorno, mas a situação é grave, os estoques estão praticamente zerados e estamos pedindo a ajuda da população neste momento difícil", explica a médica.
Para ser um doador é preciso trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas.
No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo HemoRio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708), que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O HemoRio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O hemocentro fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário