sábado, 3 de abril de 2010

MOTOS : Yamaha FZ8



Maquinaça da Yamaha reafirma o estilo ‘naked’



Nova FZ8 2011 tem na disposição seu maior trunfo. Ela é 10 cv mais potente do que a FZ6

Rio - Depois de muito mistério e revelação a conta-gotas, a Yamaha decidiu apresentar oficialmente a nova FZ8, uma ‘naked’ que aposta nos trunfos emprestados das irmãs de competição para agradar a gregos e a troianos, deixando para a XJ6 a tarefa de ser um modelo mais acessível.


A FZ8 traz um novo propulsor com quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e 779 cilindradas, que usa e abusa de dispositivos tecnológicos como, por exemplo, o acelerador eletrônico e uma central que controla o fluxo de ar, e coloca à disposição do piloto nada menos que 107 cavalos de potência, obtidos a 10 mil rpm.


O quadro, que parece vestir o motor, é feito de tubos de alumínio, o que garante um peso de 211 quilos. A suspensão dianteira traz garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 130 mm. Já a traseira, cuja balança também usa liga de alumínio em sua composição, é do tipo monoamortecida e conta com ajuste de pré-carga da mola.


Completo, o painel de instrumentos tem como destaque o conta-giros analógico com fundo branco e a tela LCD ao lado, que exibe as principais informações sobre a moto. Já o tanque de gasolina tem capacidade para 17 litros, garantindo boa autonomia.


Apaziguar os ânimos da naked é o trabalho que compete ao sistema de freios com discos dianteiros de 310 mm de diâmetro e disco único de 267 mm de diâmetro na traseira.


A ajuda para que a moto grude no chão vem do pneu dianteiro 120/70-17 e o traseiro 180/55-17, que vestem as belas rodas de 17 polegadas, feitas de alumínio.


Com transmissão final por corrente e câmbio de seis marchas, em termos de estilo, a FZ8 lembra a XJ6 Diversion, principalmente o farol dianteiro, que tem forma de escudo e uma luz de iluminação diurna na parte de cima, e a lanterna com LEDs.


Para garantir uma posição de pilotagem mais esportiva, sem que o conforto fosse
comprometido, o assento da ‘naked’ apimentada — criada para a utilização no dia-a-dia e que custa 8.190 euros, o equivalente a R$ 19.718 — fica a uma distância de apenas 815 mm do solo.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário