quarta-feira, 10 de março de 2010

UTILIDADE E SAÚDE PÚBLICA - Temporão anuncia parcerias para divulgar vacinação, desconhecida por 36% da população (veja o calendário)

Danielle Santos
Publicação: 10/03/2010 07:00
 
O Ministério da Saúde anunciou ontem um levantamento que revela o nível de informação do brasileiro quando o assunto é a influenza A H1N1, conhecida também como gripe suína. Segundo o ministro José Gomes Temporão, apenas 64% do entrevistados sabiam da campanha de combate à doença, lançada pelo governo este mês. A pesquisa foi feita com 1.300 pessoas em 352 cidades de todas as regiões do país entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Preencher a lacuna gerada pela desinformação é um dos desafios, na visão do próprio Temporão, que pode ter apoio dos empresários brasileiros. Ontem, ele convocou empresas de ramos variados para atuarem na divulgação do programa de vacinação da doença. A pesquisa aponta ainda que 84% das pessoas gostariam de se imunizar e que os meios de comunicação foram os maiores propagadores de informação: 89% souberam da campanha pela televisão, 16% pelos jornais, 9% pelo rádio e 7% pela internet.

Os números mostram também que 71% dos brasileiros entrevistados acreditam na eficácia da vacina para a prevenção. Outros 42% sabem onde se vacinar. “Se a avaliação é boa pelo lado da vontade, da confiança, por outro lado mostra que ainda falta um obstáculo a ultrapassar que é o conhecimento. Por isso a participação das empresas parceiras é algo precioso”, destacou o ministro.

Até agora mais de 200 grandes empresas firmaram parceria para ajudar na divulgação. As entidades receberem o aval do ministro da Saúde para promoverem mutirões de vacinação entre os funcionários. “Já temos experiência de parcerias com o ministério de campanhas vacinais anteriores, mas a nossa ideia é manter os informativos internos aos nossos mais de 12 mil funcionários e, para o consumidor, investir em anúncios nas embalagens dos produtos, além de divulgar as informações básicas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC”, destaca a diretora de assuntos corporativos de uma multinacional que fará parceria com o governo, Juliana Nunes.

Para turbinar o trabalho do Ministério da Saúde, um acordo entre governo e oposição garantiu que o Senado aprovasse ontem a medida provisória que abriu crédito extraordinário no valor de R$ 2,1 bilhões para prevenção e combate à gripe suína.

José Gomes Temporão, ministro da Saúde, fala sobre a vacinação

 - ()

Nenhum comentário:

Postar um comentário