segunda-feira, 1 de março de 2010

Usuário tem direito de pagar passagem a menos se cobrador não tiver troco

A falta de troco nos ônibus vem sendo alvo de reclamação constante dos usuários, que na maioria das vezes não sabem como proceder quando isso acontece. Mas, de acordo com o subsecretario dos direitos do consumidor do Procon-RJ, José Fernandes, os usuários não devem aceitar pagar a mais
pelo serviço.

José Fernandes informou ao SRZD que, se faltar troco, o consumidor deve pagar a menos. "Essa cultura de não dar troco tem que terminar. A empresa tem que ter o troco, não importa se o valor é inteiro ou não. O Consumidor não pode pagar a mais por incompetência da empresa. Em qualquer caso, se não há troco, o consumidor tem que pagar a menos", falou, acrescentando que o passageiro tem que cobrar por seus direitos.

Caso o usuário encontre problema, José Fernandes explica os procedimentos que devem ser adotados. "O consumidor deve anotar o número, placa, a linha e o horário do ônibus e fazer a reclamação. Mas o caso também pode ser avisado para a polícia no momento que acontecer", avisa.

O outro lado

Apesar do direito que o consumidor tem, e deve cobrar, o Sindicado dos Rodoviários do Rio de Janeiro pede a cooperação dos usuários. De acordo com o diretor-financeiro do Sindicato, Samuel Freire de Souza, é papel das empresas disponibilizar o troco, porém 99,9% delas não cumprem seu dever. "O acordo coletivo diz que as empresas devem dar o troco, mas isso quase não acontece, colocando em choque cobrador com passageiro. Então pedimos a cooperação dos usuários na hora de pagar a passagem", falou ao SRZD.

Samuel explicou que, quando o usuário paga a menos pela passagem por falta de troco, a diferença sai do bolso dos cobradores.  

A equipe do SRZD entrou em contato com a assessoria de impressa das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

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