Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 9 de março de 2010

TREMORES NO BRASIL - Alagoinha (PE) registra 47 tremores de terra em um dia

da Folha Online
Atualizado às 14h28.
Os moradores do município de Alagoinha, em Pernambuco, foram surpreendidos por tremores de terra que atingem a região desde o início da tarde de ontem.
De acordo com informações do laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), desde as 13h desta segunda (8) até o início da tarde de hoje, foram registrados 47 tremores de terra com magnitudes entre 1,8 e 3,2 graus na escala Richter. Na última quarta-feira (3), outros três tremores de terra já haviam sido registrados na cidade, totalizando 50 ocorrências, informou o laboratório.
Arte/Folha Online
Município de Alagoinha, em Pernambuco, onde foram registrados pelo 
menos 47 tremores de terra em apenas um dia; não houve feridos
Município de Alagoinha, em Pernambuco, onde foram registrados pelo menos 47 tremores de terra em apenas um dia; não houve feridos
Apesar da intensidade considerada baixa, os tremores de terra foram sentidos pelos moradores da cidade. "As pessoas entraram em contato conosco assustadas, querendo explicações sobre o que ocorreu. Hoje, vamos até o local analisar se ocorreram danos", disse à Folha Online Eduardo Alexandre de Menezes, técnico em sismologia da UFRN.
O tremor mais forte ocorreu às 20h30 de ontem, e atingiu 3,2 graus de magnitude. Ninguém ficou ferido e não há registros de danos graves relacionados aos terremotos, porém, algumas casas na cidade apresentaram rachaduras e deverão ser analisadas.
Segundo Menezes, o fenômeno era, até então, inédito em Alagoinha --cidade que tem aproximadamente 15 mil habitantes.
O técnico em sismologia, explica, porém, que o registro de tremores de terra de baixa intensidade no Nordeste são comuns, já que a região tem intensa atividade sísmica. Normalmente, tremores a partir de 1,5 grau de magnitude já podem ser sentidos pela população, segundo a UFRN.
No final do mês passado, por exemplo, três cidades de Pernambuco foram atingidas por tremores de 2,4 graus de magnitude que, segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), não tiveram relação com o terremoto registrado na ocasião no Chile.
MARINA NOVAES, da Folha Online

Nenhum comentário: