terça-feira, 16 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/SEGURANÇA PÚBLICA/TRÁFICO DE DROGAS - Polícia conhece trajeto das armas do tráfico, mas não faz apreensões


Segundo Polícia Federal, a maioria das armas apreendidas em operações chega de cidades da fronteira com o Paraguai, 80% dessas armas são fabricadas no Brasil, saem legalmente e voltam em contrabando.
 

Nas imagens do jogador do Flamengo Vagner Love em uma festa na Rocinha, se vê muitas armas. Uma delas é capaz de derrubar até um carro blindado. Elas não são produzidas no Rio e a maioria vem de países vizinhos.

O atacante do Flamengo, Vagner Love, deve ser ouvido na semana que vem. Ele terá que explicar se tem ou não envolvimento com traficantes da rocinha. Vagner Love aparece em imagens ao lado de bandidos armados, como se estivesse sendo escoltado por eles durante um baile na favela, no mês passado. O jogador se defendeu, disse que tem amigos na comunidade e que não deixará de frequentar a Rocinha.

Na gravações, uma arma chamou atenção da polícia: um lança rojão AT-4, de fabricação sueca, que tem poder para destruir o carro blindado usado pela PM, conhecido como caveirão. Nas imagens, também aparecem fuzis e metralhadoras. Os investigadores ainda tentam identificar todos os bandidos.

Segundo a Polícia Federal, a maioria das armas apreendidas em operações chega de três cidades da fronteira com o Paraguai. Oitenta por cento dessas armas são fabricadas no Brasil, saem legalmente e depois voltam contrabandeadas. Recentemente, a polícia passou a encontrar armamento vindo também da Bolívia. Da Argentina chegam munição e granadas.

O roteiro é bem conhecido da Polícia, as armas atravessam o país por rodovias até chegar ao Rio que não produz nenhuma arma. A fiscalização é muito pequena, a Polícia Rodoviária ficou 12 anos sem concurso público.

Um lança-rojão que aparece na gravação é descartável, ele é usado pelo Exército e parece que não foi usado porque ele está com um dos lados lacrado. A Polícia Civil tem feito prisões até fora do estado para combater a chegada de arma ao Rio. A Polícia Federal também desenvolve ações, mas são lentas.

O jogador Vagner Love deve depor à polícia no início do mês de abril. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário