quarta-feira, 17 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/PREFEITURA/TRANSPORTES - Quatro ônibus de linha extinta são apreendidos no Rio

Durante operações simultâneas, realizadas em dois terminais de ônibus do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16), fiscais da Secretaria Municipal de Transportes apreenderam quatro ônibus da linha 399 que estava operando trajeto em Santa Cruz e Coelho Neto sem autorização da Prefeitura. As apreensões ocorreram em um intervalo de apenas uma hora, das 10h30 às 11h30, aproximadamente.
Além de circularem de forma irregular, os veículos retirados de circulação (dois em cada terminal) circulavam em condições precárias, com parabrisa trincado, bancos soltos e até sem extintor de incêndio, como foi o caso de um ônibus retido no Terminal de Coelho Neto.
Pertencente à empresa Zona Oeste, uma das cinco operadoras com maior pontuação negativa (29,66) no ranking organizado pela SMTR para direcionar a fiscalização do sistema, a 399, originalmente, fazia o trajeto Santa Cruz - Praça Tiradentes, até ser extinta em 2004 e incorporada  à linha 1311, que assumiu esse  itinerário.
Desativada, a 399 não poderia mais circular mas, mesmo assim, à revelia do poder público, a empresa manteve a linha, explorando desta vez o trajeto Santa Cruz - Coelho Neto. O artifício da Zona Oeste deverá resultar em medida administrativa, já que a empresa não ativou um serviço sem consulta prévia à Secretaria de Transportes.
A Subsecretaria de Fiscalização retirou de circulação, desde 3 de março, até hoje, 25 coletivos, incluindo os da linha 399. As operações permanecerão focadas nas empresas Breda, Zona Oeste, Campo Grande, Amigos Unidos e Estrela Azul até a elaboração do próximo rankiing, de periodicidade trimestral. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário