segunda-feira, 22 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/PREFEITURA - Reinaugurado serviço de aluguel de bicicletas na Zona Sul do Rio

O projeto havia sido suspenso por três meses, depois de sucessivos roubos. Das 56 bicicletas que os ladrões levaram, 34 foram recuperadas. Agora, elas têm a cor azul. 
 
Depois de três meses de suspensão por causa de roubos, está de volta o esquema de aluguel de bicicletas na Zona Sul do Rio.

Quem pedala por aí fala das vantagens, como menos poluição, saúde, conforte, prazer e até economia (veja em vídeo).

Na cidade que já tem uma das maiores ciclovias do mundo, foi reinaugurado, ontem (21), o serviço de aluguel de bicicletas.
Para resolver os problemas de segurança, foram instaladas câmeras de vigilância nas principais estações. Um alarme também toca quando elas são retiradas sem autorização. E os pinos foram reforçados.

“Quem fizer alguma traquinagem dentro desse sistema está claramente correndo um amplo risco de ser penalizado por isso”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

Para o usuário já cadastrado, o pagamento poderá ser mensal. Antes era preciso pagar no mínimo seis meses de aluguel.

O tempo de cada viagem aumentou: antes era de 30 minutos e agora é de até uma hora. O usuário pode fazer quantas viagens quiser em um dia. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e as bicicletas são liberadas das estações por meio do celular. Uma novidade é que o pagamento também poderá ser feito com uso do cartão RioCard.

“Essa integração que a gente está fazendo com o RioCard, visa transformar a bicicleta em mais um modal de transporte para a cidade, como ônibus, van e metrô.
A idéia é que o usuário do RioCard possa se cadastrar no sistema e usar o cartão para retirar as bicicletas das estações”, disse o presidente da empresa, Ângelo Leite.
 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário