sexta-feira, 5 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/NITERÓI - Ponte Rio-Niterói completa 36 anos nesta quinta-feira (veja o vídeo)


Estrutura, maior do hemisfério sul, levou seis anos para ficar pronta

A ponte Rio-Niterói completa 36 anos nesta quinta-feiram (4). A bordo de um Rolls Royce presidencial, no dia 4 de março de 1974 o então presidente Emilio Garrastazu Médici, acompanhado do futuro presidente João Figueiredo e o ministro dos Transportes, Mario Andreazza, fizeram a travessia inaugural da ponte, que levou seis anos para ficar pronta.

Em 1966 o governo decidiu construir a ligação entre a capital e a cidade da região metropolitana e começou a estudar as alternativas possíveis: túnel ou ponte. Aprovada a opção pela ponte, o projeto só saiu do papel com um financiamento inglês e, em 1968, a rainha Elizabeth 2ª lançava pessoalmente no Rio a pedra fundamental da obra.

A construção durou cinco anos e, no seu auge, empregou mais de dez mil operários liderados por cerca de 200 engenheiros. Considerada um dos mais importantes marcos da capacitação técnica brasileira até hoje a ponte Rio-Niterói é uma obra superlativa: a maior ponte do Brasil e do hemisfério sul, o maior vão em viga reta construído pelo homem.

Atualmente, a ponte é a sétima do mundo em extensão, mas, segundo engenheiros que participaram da construção, a ponte Rio-Niterói ainda está entre as três maiores do mundo em volume espacial (área construída), por causa dos enormes pilares e das fundações muito profundas, com suas estacas de concreto fincadas na rocha do fundo da baía a até 60 metros abaixo da lâmina d’água.

A ponte, que está sob a concessão da Ponte S.A desde 1995, recebe diariamente um volume de 145 mil veículos por dia, transportando mais de 300 mil pessoas. De lá até hoje, a ponte já ganhou uma quarta pista, bases operacionais sobre o mar e um sistema de impede as oscilações da estrutura sob os ventos fortes.

Curiosidades

- de 4 de março de 1974 até hoje já passaram pela ponte Rio-Niterói, nos dois sentidos de direção, mais de um bilhão e 315 milhões de veículos;

-esse total de veículos transportou mais de 3 bilhões e 170 milhões de pessoas nesses 36 anos;

-com base na população mundial, de 6 bilhões e 811 milhões de pessoas (até janeiro de 2008), o equivalente a quase metade da população do planeta (46%) já passou pela ponte;

-o equivalente a toda a população brasileira já passou pela ponte mais de 16 vezes;

-todos os veículos alinhados dariam 110 voltas no planeta;

-todas essas pessoas de mãos dadas dariam 160 voltas na Terra.
(Foto: Wilton Júnio/Agência Estado 26/07/2004)
 ponte-rio-niteroi-hg
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário