domingo, 14 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ/SEGURANÇA PÚBLICA - Moradores da Tijuca contam as horas para ocupação policial de favelas, que começa esta semana




 
RIO - Moradores do asfalto e das favelas do Borel, da Casa Branca, da Formiga, da Indiana e da Chácara do Céu, na Tijuca, contam as horas para deixar para trás anos de guerra de quadrilhas de traficantes pelo domínio de morros, confrontos policiais, balas perdidas, fechamentos do comércio em luto forçado pela morte de bandidos e arrastões. Reportagem de Elenilce Bottari e Thais Britto informa que o início das ocupações policiais nas comunidades da região está previsto para esta semana.
Vote: A chegada da Unidade de Polícia Pacificadora à Tijuca irá resolver o problema da violência no bairro? Apesar de a Secretaria de Segurança Pública, responsável pela implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), nada confirmar, o governador Sérgio Cabral deixou escapar que as operações começam esta semana na Tijuca. Com isso, a Zona Norte ganhará a sua primeira UPP:
- Nós agrupamos algumas comunidades em razão de sua proximidade geográfica e de suas características.
O desafio da secretaria é ocupar uma comunidade ou grupos de favelas a cada mês, até o fim do ano. Para isso, além dos 1.300 policiais que se formarão em abril, uma outra turma com mais 1.100 estará nas ruas a partir de junho. Desde a implantação da primeira UPP, no Morro Dona Marta, em Botafogo, os pedidos para instalação de unidades se repetem nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança da Tijuca. A entidade reúne representantes de moradores do asfalto e de todas as 12 comunidades da região, onde vivem cerca de 200 mil pessoas, 20% delas em áreas consideradas de risco. As primeiras ocupações deverão beneficiar cerca de 20 mil moradores.
Na Tijuca, a expectativa é confirmada por representantes de entidades como a Associação Comercial e Industrial da Tijuca (Acit) e o Conselho Comunitário de Segurança da Tijuca. O bairro está com policiamento reforçado desde o final do ano passado, com a transferência de 45 policiais civis para a 19 DP (Tijuca) e a aquisição de novos carros e computadores. Outra novidade foi a inauguração, na mesma delegacia, do programa Delegacia de Dedicação ao Cidadão (Dedic), projeto que pretende aproximar a população da polícia através de serviços como atendimento domiciliar e registro de ocorrência pela internet.
Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário