Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 17 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ/ROYALTIES - Municípios vizinhos enviam mais de 200 ônibus para passeata pelo royalties


São esperados pelo menos 12 mil manifestantes de fora do Rio.
Governador do Espírito Santo também irá ao protesto.
Do G1, no Rio, com informações da InterTV



Palco vai receber artistas e ato público (Foto: Reprodução TV Globo)

Pelo menos 12 mil manifestantes de municípios vizinhos ao Rio em mais de 200 ônibus são esperados na manifestação contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro na tarde desta quarta-feira (17), que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo.

A concentração será na Candelária, no Centro do Rio, às 16h, e seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá um ato público. Um palco montado receberá artistas como Sandra de Sá, Alcione e escolas de samba.

Só de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, mais de 4 mil pessoas saíram nesta manhã em cerca de 100 ônibus. Outros municípios como São Francisco de Itabapoana e São João da Barra também irão fretar ônibus para participar do ato público.

Trio elétrico
A prefeitura de São João de Meriti também aderiu à passeata convocada pelo governador Sergio Cabral. Uma caravana sairá da Praça dos Três Poderes com cerca de três mil pessoas vestindo camisetas. De acordo com a prefeitura, vereadores do município e empresários locais já confirmaram presença. O trio elétrico da prefeitura levará a banda do Cordão da Bola Preta durante o ato público.
A prefeitura de Macaé disponibilizou 40 ônibus para o protesto. Rio das Ostras e Quissamã contarão com 20 ônibus cada uma das cidades. A prefeitura de Búzios decretou ponto facultativo a partir das 12h e vai fretar sete ônibus para a população participar do protesto. A prefeitura de Cabo Frio também decretará ponto facultativo e mandará 10 ônibus ao Centro do Rio, a partir das 12h.

Estimativa
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, espera um público de mais de 150 mil pessoas nesta tarde, mas a assessoria do governo não confirma o número.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, confirmou que estará presente na manifestação. A assessoria de imprensa do governo informou que representantes de municípios, empresários, além lideranças estudantis, políticas e comunitárias também estão se organizando para participar no evento.

A prefeitura de Nova Friburgo também afirmou que estará presente na passeata contra a divisão dos royalties do petróleo. A prefeitura disponibilizará, a partir das 12h, três ônibus para os friburguenses participarem do protesto.

Também haverá ponto facultativo no município de Nova Iguaçu e de Niterói, onde a Câmara de Vereadores de Niterói vai liberar os servidores da casa a partir das 15h.

Professores vão falar sobre pré-sal
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou ponto facultativo na capital a partir das 15h. A Secretaria municipal de Educação informou que orientou a todas as escolas da rede a trabalhar com os alunos a campanha pelos royalties durante o horário escolar desta quarta-feira.

Na Baixada Fluminense, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, decretou ponto facultativo a partir do meio-dia.

Advogados convocados
A Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio, convocou os advogados à passeata. Segundo a OAB, “o pagamento dos royalties ao Rio é uma questão de justiça, passível de ser apoiado mesmo por quem não mora ou trabalha no estado.”

A campanha do governo do estado do Rio contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro também ganhou adeptos famosos. Artistas e políticos estão sendo recrutados para participar da manifestação. Entre eles, Fernanda Abreu, Alcione, Toni Garrido e Neguinho da Beija-Flor.

Já confirmaram presença também as secretarias estaduais e municipais do Rio de Janeiro, autoridades de municípios vizinhos e a cariocas que manifestaram apoio via internet no Twitter.

Transporte
A concessionária das barcas vai disponibilizar uma travessia exclusiva e gratuita de Niterói, na Região Metropolitana, para o Rio, às 15h. A embarcação tem capacidade para duas mil pessoas. Os bilhetes para retorno serão entregues pela tripulação, durante a viagem de ida.

O público que for amanhã à manifestação convocada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, para às 16h na Candelária, vai poder contar com esquema especial do Metrô. Das 15h às 22h, a concessionária vai colocar o máximo de composições em circulação para atender a demanda.

A melhor saída para chegar à Candelária, local de concentração do público, será as estações de Uruguaiana e Carioca. O retorno, na estação da Cinelândia, deverá ser feito através dos acessos Pedro Lessa, Odeon e Santa Luzia. As duas saídas próximas ao Teatro Municipal estarão fechadas por estarem localizadas no centro do evento.

As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo/Gávea e Ipanema/ General Osório - Gávea) funcionarão normalmente, até a chegada do último trem, que parte das estações à meia-noite.

Esquema de policiamento
A Polícia Militar informou que estará de prontidão a partir de 9h de quarta. O efetivo empregado será de mais de quatro mil policiais distribuídos nas áreas do Centro.

De acordo com a PM, o policiamento normal de todas as unidades não será afetado, tendo em vista que o efetivo utilizado no evento será retirado dos cursos, do expediente e das folgas.

As interdições de rua ficarão a cargo da CET/Rio e da Guarda Municipal. A Polícia Militar recomenda às pessoas que forem participar do evento que não levem crianças, que estejam bem alimentadas, que usem roupas leves, que evitem portar objetos que despertem a atenção de criminosos ou que possam causar lesões a terceiros e que se utilizem de transporte público em seus deslocamentos na quarta-feira.

Limpeza
Para garantir a limpeza do local da passeata, serão mobilizados 65 garis que contarão com o apoio de 40 contêineres, duas kombis lava-jato, uma pipa d´água e uma varredeira mecânica. Ao final da tarefa, um caminhão coletor remove os resíduos.

Trânsito
O trânsito nas proximidades do Centro do Rio será alterado. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), a partir das 14h será interditado um trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no sentido Centro.

A partir das 15h, a Avenida Rio Branco ficará interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Avenida Presidente Wilson, assim como o entorno da Candelária e o acesso da Avenida Perimetral para a Avenida Presidente Vargas.




Segundo a CET-Rio, 280 agentes da Guarda Municipal e ainda 50 agentes de tráfego irão atuar no local. Painéis em vários pontos da cidade orientarão os motoristas em relação às interdições.

Estacionamentos
A Avenida Mal. Floriano, no sentido para Avenida Rio Branco, também será interditada, inclusive com proibição de estacionamento. Para os motoristas que pretendem estacionar próximo à manifestação, a prefeitura indica os seguintes locais: Cidade do Samba, Avenida Rodrigues Alves, Teleporto, Avenida República do Chile e a Avenida Presidente Vargas, no sentido Centro.

A CET-Rio informou ainda que os ônibus com destino ao evento terão áreas de embarque e desembarque nas avenidas Presidente Vargas e Graça Aranha. Os ônibus convencionais procedentes da Zona Norte em direção à Zona Sul serão desviados pela Avenida Passos em direção à Avenida República do Paraguai. Já os ônibus procedentes da Zona Sul em direção à Zona Norte, serão desviados pela ruas Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Visconde da Gávea e Av. Presidente Vargas.

Leia mais notícias do Rio

 


 

Nenhum comentário: