terça-feira, 16 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ/ROYALTIES - PM terá 4.775 homens em passeata contra emenda do pré-sal

DIANA BRITO
Colaboração para a Folha Online, no Rio
A Polícia Militar do Rio informou que terá 4.775 homens e 170 carros no policiamento da passeata contra a emenda do pré-sal nesta quarta-feira (17), no centro da cidade. A assessoria da corporação informou em nota que entrará de prontidão a partir das 9h, e que o esquema especial será implantado na área do evento às 15h.
De acordo com a PM, também ajudarão no policiamento 35 motocicletas, seis ambulâncias, 30 duplas a cavalo, 35 cães e seus condutores, além de 140 policiais do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios.
A PM recomenda às pessoas que forem participar do evento que não levem crianças, que estejam bem alimentadas, que usem roupas leves, que evitem portar objetos que despertem a atenção de criminosos ou que possam causar lesões a terceiros e que usem o transporte público em seus deslocamentos.
A manifestação é contra a emenda Ibsen Pinheiro, que modifica os critérios de participação dos municípios do fundo proveniente dos royalties do pré-sal, diminuindo a fatia dos Estados produtores, em especial o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Atualmente, estados e municípios produtores recebem 60% da compensação pela exploração do petróleo. Com a emenda, o dinheiro pode passar a ser distribuído para todos os estados e municípios do Brasil.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados e ainda será analisado pelo Senado.
No estado do Rio, o dinheiro dos royalties vai para previdência pública e para o Fundo Estadual de Conservação Ambiental. O dinheiro é usado na preservação da baía de Guanabara, rios e lagoas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário