quarta-feira, 17 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ/PREFEITURA/ROYALTIES - Cabral e Paes participam hoje (17) de protesto contra Emenda Ibsen



A manifestação, que acontecerá na tarde de hoje no Centro, deve reunir milhares de pessoas. O secretário de Energia do estado do Rio fala sobre o assunto.



Está marcada para hoje (17) uma manifestação que deve reunir milhares de pessoas, no Centro do Rio, contra a emenda que tira do estado a maior parte dos royalties do petróleo. Ontem, um ato de protesto foi realizado na Assembleia Legislativa.

O ato foi promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia, que reúne 28 entidades da sociedade civil, como as federações da Indústria e do Comércio. Deputados, empresários, prefeitos, representantes de universidades se uniram no plenário, que também teve a presença do governador Sérgio Cabral. Mais uma vez ele lembrou dos prejuízos que a emenda pode causar ao estado e aos municípios produtores de petróleo. Juntos, eles deixariam de receber R$ 7,57 bilhões por ano, para ficar com R$ 236 milhões. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), até mesmo os Jogos de 2016 estariam ameaçados. O governador também enfatizou que as novas regras de distribuição dos royalties ferem a constituição federal.

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes anunciaram que vão participar da manifestação hoje, no Centro do Rio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, falou sobre o protesto. Veja em vídeo.

Funcionários do estado estarão liberados hoje no período da tarde e algumas prefeituras também decretaram ponto facultativo a partir das 15h.

A maioria dos serviços vai ser prestada normalmente hoje no Rio. Supermercados, feiras, bancos, correios e shoppings vão funcionar em horário normal, inclusive no Centro do Rio. O Tribunal de Justiça, que fica na Cinelândia, vai ficar aberto das 11h às 15h. A partir desse horário, terá um juiz de plantão para casos de urgência.

Os trens e as barcas também vão funcionar normalmente. As barcas vão oferecer uma travessia gratuita para o Rio às 15h. O metrô anunciou que vai aumentar o número de composições. Somente as linhas de extensão do metrô na superfície que ligam a Gávea aos bairros de Botafogo e Ipanema vão circular em esquema normal.

A pista lateral da Presidente Vargas, no sentido Candelária, vai ser fechada às 14h, entre as avenidas Passos e Rio Branco. A partir das 15h, toda a Rio Branco e suas transversais também serão interditadas entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Avenida Presidente Wílson.

Todo o entorno da Candelária e a saída da Perimetral para a Avenida Presidente Vargas serão fechados. A Avenida Marechal Floriano, em direção à Avenida Rio Branco, também será interditada. O estacionamento na região está proibido desde às 5h. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário