Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 13 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/EDUCAÇÃO - Termina a Olimpíada do Conhecimento




Durante quatro dias, alunos mostraram habilidades na maior competição de ensino profissionalizante das Américas.





  Terminou neste sábado (13) a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas. Mais de 500 alunos participaram da Olimpíada do Conhecimento.

Por 120 metros quadrados do Riocentro, os estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional construíram, consertaram, checaram, analisaram, interpretaram e resolveram situações tal como fariam em ambiente real de trabalho.

“Pegamos uma indústria que tem um processo totalmente manual e temos que fazer a automação dela. Fazer uma reforma a partir do zero, com um processo inteiramente automático”, explica Leandro Brenes, de 20 anos.

Usaram 360 toneladas de equipamentos, fornecidos por 60 patrocinadores. Foram observados por 240 mil visitantes.

Na olimpíada, eles mostraram as habilidades pessoais e conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho em 41 ocupações da indústria e em cinco dos setores de comércio e serviços.

Mais de 600 estudantes participaram da olimpíada, dos quais 61 eram estrangeiros. E mais do que nunca valeu a frase "o importante é competir", porque, de olho nos concorrentes, estavam os representantes da indústria e do comércio para saber e eventualmente contratar quem é bom mesmo no que faz.

“Aqui é o início. Eu sou a porta desse início para a vida profissional deles”, diz o gerente comercial Wagner Pereira.

“Eu me saí muito bem. Independentemente do resultado, já me considero um vencedor”, comemora um competidor.

Amanhã serão premiados os melhores alunos da competição.

Nenhum comentário: