sábado, 6 de março de 2010

RIO DE JANEIRO - Uma tonelada de sementes para produtores rurais

Projeto vai beneficiar mais de 200 famílias no Município de Piraí

Piraí - A Prefeitura de Piraí, por intermédio da Secretaria de Agricultura, iniciou esta semana a distribuição gratuita de uma tonelada de sementes de feijão para pequenas comunidades e assentamentos rurais, que deverão gerar cerca de 30 mil quilos do produto. A distribuição é parte do projeto Feijão Família, criado quando o prefeito Arthur Henrique Ferreira assumiu, em 2003.
O projeto beneficiará mais de 200 famílias, a maioria de comunidades rurais carentes, que plantam para o próprio uso, segundo o secretário municipal de Agricultura, Ramiro Botelho. Para que o projeto obtenha o máximo de êxito possível, a prefeitura fornece, gratuitamente, máquinas agrícolas para trabalhar a terra, já que de 60% a 70% dos beneficiados têm renda líquida mensal abaixo de um salário mínimo.

“Desde que assumiu o governo, o prefeito Tutuca pediu que déssemos atenção especial para os pequenos produtos, para a agricultura familiar, tendo em vista que são os setores da atividade rural que mais necessitam de ajuda do governo. Até porque a maioria vai plantar para uso próprio. Temos também um número considerável que produz para a venda, inclusive no mercado popular de Piraí e Arrozal”, explica o secretário Ramiro Botelho.

Além do Feijão Família, a Secretaria de Agricultura de Piraí desenvolve série de outras ações voltadas para os pequenos produtores. A próxima ação será a vacinação contra a febre aftosa, realizada somente com recursos do município e que beneficia 92% dos produtores rurais. A campanha é realizada duas vezes ao ano, em maio e novembro, vacinando cerca de 12.500 animais.
OUTROS BENEFÍCIOS

Outro projeto da Secretaria é o Milho/Fubá, com o oferecimento gratuito de semente selecionada geneticamente pela Embrapa, a cerca de 300 agricultores, que chegam a produzir até 11 toneladas. A prefeitura cede ainda a máquina para transformar o milho em fubá.

Cerca de 700 famílias são beneficiadas também pelo projeto Hortas Domésticas, aos quais são distribuídos mais de 2 mil kits com oito variedades de hortaliças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário