domingo, 7 de março de 2010

RIO DE JANEIRO - Em 5 horas, Rio tem mesmo volume de chuva de março de 2009 (VIA TERRA)





Rio - O acumulado de chuva que caiu no município do Rio de Janeiro no sábado foi o mesmo volume registrado em todo o mês de março do ano passado na cidade. Das 17h às 22h choveu o 126,8 mm. Segundo o balanço divulgado pelo governo municipal nesta tarde, 35 famílias estão desalojadas e cinco desabrigadas.
"Em 5 horas choveu o equivalente a todo o mês de março de 2009", disse o secretário de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório. Segundo ele, essa chuva, aliada à maré alta, superou a capacidade de escoamento do município. "Nenhuma cidade do mundo está preparada para tanta água."
De acordo com o secretário, "foi o maior pico de chuva dos últimos 16 anos. As pancadas giravam em torno de 45 a 50 minutos de chuva intensa e contínua em vários locais da cidade", afirmou.
No início do ano, a prefeitura do Rio criou a Operação Águas de Março, já prevendo as fortes chuvas nesse mês. Foram limpos 1,4 mil bueiros e 3 km de galeria pluviais.
Mortes

Na comunidade Torre Branca, em Rio Comprido, morreram a empregada doméstica Rosane Coelho Monteiro Lima, 33 anos, e Waldete Santos da Silva, 27 anos. Duas crianças também ficaram feridas. Iasmim Monteiro, 10 anos, quebrou um braço e teve ferimentos nas pernas em três lugares. Ela foi levada para o Hospital Souza Aguiar, no centro, assim como Daniela da Silva, 2 anos, que também teve ferimentos. A menina é filha de Waldete.
Segundo o coronel Sérgio Simões, coordenador da Defesa Civil, foi difícil trabalhar na retirada dos corpos no Rio Comprido, devido à instabilidade do terreno.
Um outro deslizamento de terra, por volta das 20h de sábado, provocou o desabamento de uma casa sobre outra na rua Elmir Liberato da Silva, 223, em Anchieta, no subúrbio carioca. Duas pessoas morreram - Rosângela Luiz de Silva Souza, 41 anos, e Gabriela da Silva Souza Freitas, 3 anos, sua neta - e outras seis ficaram feridas - Maria de Lourdes Marçal, 50 anos; Rafael Silva Souza, 14 anos; Nílton Silva, 48 anos; Natália Silva Souza, 16 anos; Vinícius Souza, 18 anos; e Júlia de Freitas Silva, 1 mês.
As vítimas foram encaminhadas para os hospitais Albert Schweitzer e Carlos Chagas durante a madrugada. Também em Anchieta, o desabamento de um muro deixou uma pessoa ferida na rua Ministro Pedro Franklin. A vítima foi encaminhada para o hospital Albert Schweitzer.
Chamadas

A Defesa Civil Municipal registrou 169 chamados desde as 18h deste sábado até o meio-dia deste domingo. Somente hoje, das 7h às 12h, foram 61 ligações. A maior parte das ocorrências foi devido a deslizamentos de encostas.
As informações são do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário