sábado, 27 de março de 2010

MEIO-AMBIENTE - Rio apaga luz em defesa da Terra

Movimento Hora do Planeta mobiliza sociedade contra o aquecimento global. Corcovado e orla ficarão 1 h apagados

Rio - As luzes do Rio se apagam hoje para acender no carioca a indignação contra o aquecimento global. A cidade foi escolhida como sede oficial do Brasil no movimento global Hora do Planeta, organizado pela Rede WWF em 3.483 cidades de 125 países. O evento carioca acontece no Jardim Botânico, e conta com a presença do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e do prefeito Eduardo Paes, que desligarão o interruptor simbólico das luzes da cidade às 20h30, após interpretação do grupo teatral Intrépida Trupe.

Fora do Jardim Botânico, vários outros pontos turísticos da cidade ficarão momentaneamente às escuras para reforçar o movimento de conscientização sobre as mudanças climáticas. Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Fiocruz, Jockey Club, Arpoador, a Igreja Nossa Senhora da Penha e o Monumento dos Pracinhas, no Aterro, estão entre eles. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, acontecerá uma vigília à luz de velas e restaurantes terão pratos, promoções e até decoração especiais para a noite.
No Sesc Madureira e Tijuca, dois espetáculos de teatro temáticos serão apresentados à meia luz. Já a Fundação Planetário, na Gávea, convida os visitantes para uma Observação do Céu gratuita. Na Praça José Alencar, no Flamengo, o Instituto Interdisciplinar Rio Carioca organiza um mutirão para limpeza do monumento e uma série de debates sobre a importância da água.
Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, no Brasil, a Hora do Planeta também alerta para a proteção dos biomas brasileiros. No país, 72 cidades em 20 estados participam. Com o ato simbólico, o país quer chamar a atenção ainda para um pacto contra o desmatamento, de onde vem nossa maior emissão de gases de efeito estufa.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário