Começam as obras para a Copa do Mundo. Estádio pode fechar antes da final da Libertadores
POR LEANDRO SOUTO MAIOR
Obras no Maracanã já começaram | Foto: André Mourão / Agência O Dia
“É a primeira etapa das obras, impostas pelo cronograma da Fifa”, adianta a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins. “As rampas serão construídas com o Estadual ainda em andamento, mas sem impacto para o público. Em abril, a CBF, a Fifa e a Federação fazem uma avaliação para saber quando o estádio terá que ser interditado”.
Isso quer dizer que, por exemplo, se o Flamengo chegar à final da Libertadores, o palco da partida poderá não ser o estádio.
“A prioridade é preparar o Maracanã para a Copa”, frisa Marcia Lins. “Parte do Campeonato Brasileiro deste ano, ou até mesmo todo o torneio, certamente será afetado”.
GRANDE PARQUE PÚBLICO
A conclusão das obras, com orçamento total de R$ 600 milhões (R$ 400 milhões vêm do BNDES e o restante do governo do estado), está prevista para dezembro de 2012. Na parte interna, serão alteradas as áreas VIP, de imprensa e vestiários, entre outros pequenos ajustes. Também está prevista uma grande reurbanização do entorno do estádio.
“A ideia é que o Maracanã cresça e se transforme em um grande parque público, incorporando até a Quinta da Boa Vista”, prevê a secretária.
O Maracanã já sofreu várias intervenções. Em 1999, foram colocadas cadeiras no arco superior, que tinha apenas cimento. Outras modificações foram realizadas no Pan de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário