Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 7 de março de 2010

FUTEBOL - Marcos igualará marca de Valdir de Moraes na segunda (VIA GAZETANET)

Depois de ser o personagem da semana do Palmeiras por conta de suas declarações de que iria se aposentar no final do ano, o goleiro Marcos tem motivos para se orgulhar nesta próxima segunda-feira. Na partida contra o Sertãozinho, o camisa 12 chegará à marca de 482 jogos com a camisa do Verdão, igualando Valdir Joaquim de Moraes, que também atuava debaixo das traves e hoje faz parte da comissão técnica alviverde.
Com o expressivo número alcançado, São Marcos chega ao nono posto na lista de jogadores que mais vestiram a camisa palestrina, sendo o segundo de sua posição, atrás apenas de Émerson Leão, que defendeu o time do Palestra Itália em 617 oportunidades. Na primeira colocação está Ademir da Guia, com 901 jogos, seguido por Leão, Dudu, Waldemar Fiúme, Valder Carabina, Luís Pereira, Djalma Santos e Nei.
"É uma honra e uma emoção enorme alcançar a marca do 'seo' Valdir. Mas em termos de sabedoria, ele ainda está muito à minha frente. Devo parte da minha carreira a ele. Quando comecei como profissional do clube, ele me ajudou demais. Foi como um pai para mim", declarou Marcos.
Dono da marca que será igualada, Valdir Joaquim de Moraes foi o responsável pela criação do cargo de preparador de goleiros e fez questão de elogiar o ídolo alviverde. "O Marcos é um daqueles goleiros fora de série, raros no futebol. Quando ele deu os primeiros passos aqui, vindo da base, sempre falei que ele seria um fenômeno. O que o Marcos fez para o Palmeiras e para o futebol brasileiro, poucos vão conseguir atingir", comentou.
Desde 1992 no Verdão, Marcos, que está com 36 anos de idade, fez sua estreia oficial em 1996, quando os palmeirenses golearam o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 0, pelo Campeonato Paulista. Naquela partida, o goleiro já mostrou que teria futuro, inclusive defendendo uma cobrança de pênalti. Porém, foi a partir de 1999 que assumiu de vez a condição de titular e ídolo da equipe.

Nenhum comentário: