quinta-feira, 18 de março de 2010

ESPORTE/FUTEBOL/COPA DO BRASIL - Fluminense vive noite de alegria e dor, com vitória por 2 a 0 e lesão de Fred


Tricolor consegue vaga antecipada para as oitavas ao bater Uberaba em Minas, mas atacante sai de campo com suspeita de estiramento na coxa

Cahê Mota Direto de Uberaba, MG
O objetivo foi cumprido: o Fluminense conseguiu eliminar a partida de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, vencendo o Uberaba por 2 a 0 em Minas Gerais. A noite no Uberabão nesta quarta-feira foi especial para Alan, que briga por uma vaga entre os titulares e marcou os dois gols da classificação para as oitavas de final, um deles numa pintura. Mas foi de preocupação para o companheiro Fred, que deixou o campo ainda no primeiro tempo com suspeita de estiramento na coxa.

A lesão não é no mesmo local que a sofrida no ano passado, que deixou o atacante em recuperação por três meses. A gravidade ainda será verificada em ressonância magnética, mas o próprio jogador deixou pessimista o campo.

Confira o diagrama com os cruzamentos da Copa do Brasil

Há quatro anos o Fluminense não conseguia eliminar a partida de volta na Copa do Brasil. Único visitante a conseguir essa vantagem nesta quarta-feira, o time espera o vencedor do confronto entre Ponte Preta e Portuguesa. A primeira partida terminou em empate por 1 a 1 em Campinas. Pelo Campeonato Carioca, o adversário será o Resende, às 17h de domingo, em Volta Redonda.


Pressão mineira no início

O início da partida foi sofrido para o Fluminense, sobretudo por causa de falhas de marcação pelo seu lado direito. Foi por ali que o Uberaba pressionou nos primeiros minutos, conseguindo jogadas que, se não davam em cruzamentos da linha de fundo, terminavam em chutes perigosos da entrada da área. Assim, Rafael foi obrigado a fazer duas boas defesas em 11 minutos, em conclusões de longe de Rafael Ipuã e Gustavo.

Até a metade da primeira etapa, enquanto Mariano sofreu na marcação, o Fluminense apostou em jogadas pelo meio, buscando a tabela. Antes de marcar o seu gol, Alan teve uma ótima oportunidade. Recuou para receber passe de Everton e trocou passes com Conca. A conclusão, no entanto, saiu ruim.


Fred é colocado na maca após sentir lesão e ser substituído, no fim do primeiro tempo

O Fluminense ainda levaria dois sustos antes de se arrumar em campo. Primeiro, aos 22 minutos, Thiago Marín bateu falta com categoria e acertou o travessão. Logo depois, Zé Maria recebeu passe - desta vez pelo lado esquerdo da defesa - e concluiu por cima do gol. A partir daí, o time de Cuca passou a atacar não só pelo meio, mas também pela direita, com Mariano, enquanto do outro lado Júlio César mal aparecia.

No entanto, foi da insistência nas jogadas pelo meio que saiu o gol, aos 29 minutos. Numa das raras vezes em que conseguiu se livrar da forte marcação, Fred recuou para a intermediária e deu passe para Alan, na entrada da área. Ele girou diante do zagueiro, conseguiu se manter de pé apesar de sofrer falta e bateu no canto: 1 a 0, com coreografia ensaiada com Leandro Euzébio.

A vantagem no placar fez com que Fluminense atuasse com mais paciência, trocando passes e esperando o melhor momento para atacar. O segundo gol esteve próximo, aos 36 minutos, quando Mariano recebeu ótimo lançamento de Dalton e chutou forte, para defesa de Fernando. O primeiro tempo terminaria sem complicações, não fosse a lesão de Fred. Ele tentou se livrar da marcação na tentativa de chutar, foi ao chão e levou a mão à coxa,  precisando ser substituído por André Lima.  


Alan faz 2 a 0 com um golaço

Se o primeiro gol originou-se de jogada pelo meio, o segundo foi marcado após lance pela direita. E num belo lance. Mariano deixou seu marcador no chão após dar um corte e cruzou de trivela para Alan pegar de primeira, com estilo. Com quatro minutos no segundo tempo, o Fluminense já conseguia a vantagem que elimina a partida de volta.

Sem outra opção, o Uberaba se lançou ao ataque. Mais segura do que nos 45 minutos iniciais, a defesa tricolor evitou que Rafael passasse por sustos, às vezes conseguindo até travar os chutes. Na parte ofensiva, o Fluminense preferiu manter ao máximo a posse de bola em vez de usar a velocidade e explorar contra-ataques.

Com isso, a partida esfriou bastante e teve poucas chances de perigo, dos dois lados. Cuca substituiu Alan por Wellington Silva, na tentativa de conseguir alguma chance em jogada individual, e Julio Cesar por Marquinho, para reforçar a marcação pela esquerda. Aos 32 minutos, André Lima teve a oportunidade de fazer 3 a 0, mas, pressionado por dois zagueiros, chutou sem força.

O Fluminense seguiu na sua tática - que nem se mostrou tão arriscada assim - de manter os 2 a 0, placar justo para conseguir a classificação antecipada. E a torcida do Fluminense, que ocupou cerca de um terço da arquibancada do Uberabão, gritou "eliminado" para os donos da casa.


Ficha técnica:


UBERABA-MG 0 x 2  FLUMINENSE
Fernando, Ivonaldo, Rodrigão, Rogério e Fabiano (Anderson Planta); Balduíno, Zé Maria (David), Gustavo e Rafael Ipuã; André Nascimento (Dinei) e Thiago Marin. Rafael, Cássio, Dalton e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Conca, Everton e Julio Cesar (Marquinho); Alan (Wellington Silva) e Fred (André Lima).
Técnico: Marcos Birigui. Técnico: Cuca.
Gols: Alan, aos 29 minutos do primeiro tempo e aos quatro minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Balduíno, Rodrigão, Gustavo (Uberaba); Diguinho (Fluminense).
Estádio: Uberabão, em Uberaba (MG). Data: 17/03/2010. Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR) Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Bruno Boschilia (PR). Público: 9.300. Renda: R$ 146.000.



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário