domingo, 14 de março de 2010

ESPORTE/FUTEBOL - Corinthians pega Santo André em ritmo de decisão e inspirado em 2009

Alexandre Sinato
Em São Paulo
A Libertadores ainda está na fase de grupos e o Paulista na fase classificatória, mas para o Corinthians o momento é decisivo em ambos os torneios. É com esse espírito que a equipe recebe o Santo André às 19h30 deste domingo, na Arena Barueri, pela 14ª rodada. Para seguir no G-4 e elevar as chances de avançar às semifinais do Estadual, o time alvinegro vê os três pontos diante do vice-líder como fundamentais.

O GOL 10.000 DO CORINTHIANS

  • O jogo deste domingo pode entrar para a história do Corinthians. No ano de seu centenário, a equipe está prestes a anotar o gol 10.000. Falta apenas um. Dentinho anotou do gol 9.996 ao 9.999 e agora espera participar do feito, mas ele tem concorrentes. Ronaldo, Jorge Henrique e Elias são os principais.

    Os 9.999 gols foram atingidos ao longo de 5.151 partidas. O maior artilheiro da história corintiana é o ponta-direita Cláudio, com 305 gols, seguido por Baltazar (267), Teleco (255), Neco (235) e Marcelinho Carioca (206).
“Já estamos jogando algumas decisões. Foi assim contra o São Caetano no Paulista por se tratar de um adversário direto e também os dois jogos da Libertadores, que são decisivos mesmo sendo pela fase de grupo, pois só classificam dois e olhe lá”, resumiu Mano Menezes.
No Paulista, o Corinthians terminou a rodada passada na quarta colocação. Se vencer neste domingo, no mínimo conserva tal colocação. Algo primordial para quem busca o bicampeonato, já que depois restarão apenas mais cinco partidas antes da fase final.
“Não podemos deixar a diferença [de sete pontos] para o Santo André ficar tão grande. Se diminuirmos essa vantagem, seria uma vaga a mais em disputa, o que é importante até em termos estratégicos em relação aos jogos que ainda acontecerão”, destacou Mano. Considerados os seis melhores times até a rodada passada, ainda ocorrerão mais cinco confrontos diretos por vaga.
Para não desperdiçar o duelo direto deste domingo, o Corinthians aposta na inspiração ofensiva de 2009 e, principalmente, de Dentinho. Com a boa fase do jovem atacante, autor dos últimos quatro gols da equipe, Mano decidiu recuperar o esquema 4-3-3 que fez sucesso no ano passado. Dentinho deve ganhar nova chance entre os titulares formando o trio com Ronaldo e Jorge Henrique.
A meta corintiana é pressionar o Santo André. Por isso, o meio-campo também deve ser ofensivo. No último treino antes do jogo, Jucilei foi escalado como segundo volante para adiantar Elias, vice-artilheiro alvinegro na temporada com quatro gols.
Por outro lado, o Corinthians não pode se esquecer em momento algum do setor defensivo. Menos vazado do Paulista (dez gols sofridos), o time de Mano terá pela frente o ataque mais positivo até a 13ª rodada: o Santo André anotou 33 gols. Destaque para Rodriguinho, artilheiro com dez gols.
O Corinthians tem cinco desfalques: Danilo, Alessandro e Tcheco reclamaram de incômodos musculares e não serão usados. Defederico, por sua vez, recupera-se de pubalgia, enquanto Boquita se recupera de uma forte pancada recebida na perna direita.
Problemas também atrapalham Sérgio Soares no Santo André, embalado por sete vitórias consecutivas. Ele não poderá contar com o zagueiro Toninho e o volante Gil, suspensos. Já o lateral-esquerdo Carlinhos não tem escalação confirmada devido a dores musculares.
CORINTHIANS X SANTO ANDRÉ
Data: 14/03/2010, domingo
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Alberto Masseira (SP)
Corinthians
Felipe; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Santo André
Júlio César; Rômulo, Cesinha, Halisson e Carlinhos; Alê, Ricardo Conceição, Branquinho e Bruno César; Nunes e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Soares
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário