Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 14 de março de 2010

ESPORTE/FÓRMULA INDY - Franchitti conquista a pole da Indy em SP; Kanaan é sexto (VEJA O GRID)


Dario Franchitti foi o mais rápido da última etapa do treino qualificatório e conquistou a pole position da Fórmula Indy em São Paulo. O piloto, que foi o campeão da temporada de 2009 da categoria, fez o tempo de 1min27s735 e garantiu o primeiro posto na largada, ao lado do canadense Alex Tagliani. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, sexto colocado.
Os treinos da Fórmula Indy em pistas mistas ou de rua são divididas em três partes. Na primeira, os pilotos são divididos em dois grupos de 12 e, de cada grupo, classificam-se seis. Os 12 qualificados disputam uma segunda eliminatória, de onde passam seis. Na terceira fase, os seis sobreviventes brigam pela pole position.
Na primeira etapa da classificação, os brasileiros Mario Moraes, Vitor Meira, Mario Romancini e Bia Figueiredo não conseguiram ficar entre os primeiros de seus grupos e foram eliminados. Raphael Matos, da De Ferran Luczo Dragon Racing, fez bom tempo, mas foi punido por um acidente com Marco Andretti. Porém, depois de análise das imagens, a organização da prova retirou a punição ao piloto - que, com isso, passou para a segunda sessão. Outra que também não conquistou vaga entre os doze finalistas foi a musa americana Danica Patrick.
Hélio Castroneves, Raphael Matos e Tony Kanaan foram os brasileiros que se classificaram. Entretanto, na segunda fase, dois deles não terminaram entre os seis que iriam para a disputa final pelo primeiro posto na largada - Castroneves e Matos. Tony Kanaan passou, junto a Will Power, Justin Wilson, Dario Franchitti, Ryan Hunter-Reay e Alex Tagliani.
A chamada superpole foi extremamente disputada. E quem acabou se dando bem foi o escocês Dario Franchitti. Com tempo de 1min27s735, o atual campeão da Indy confirmou que é um dos principais nomes da categoria e garantiu a pole. Kanaan levou a bandeira quadriculada antes de dar uma última volta, e ficou em último entre os seis finalistas.
Confira o grid de largada da prova de São Paulo:
1 - Dario Franchitti (GBR/Chip Ganassi)
2 - Alex Tagliani (CAN/FAZZT Racing)
3 - Justin Wilson (GRB/Dreyer & Reinbold)
4 - Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
5 - Will Power (AUS/Penske)
6 - Tony Kannan (BRA/Andretti)
7 - Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)
8 - Ryan Briscoe (AUS/Penske)
9 - Hélio Castroneves (BRA/Penske)
10 - Takuma Sato (JAP/KV Racing)
11 - Simona de Silvestro (SUI/HVM Racing)
12 - Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon)
13 - Danica Patrick (EUA/Andretti)
14 - Hideki Mutoh (JAP/Newmann-Haas)
15 - Alex Lloyd (GBR/Dale Coyne)
16 - Vitor Meira (BRA/AJ Foyt)
17 - EJ Viso (VEN/KV Racing)
18 - Dan Wheldon (GBR/Panther)
19 - Mike Conway (GRB/Dreyer & Reinbold)
20 - Mario Romancini (BRA/Conquest)
21 - Marco Andretti (EUA/Andretti)
22 - Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold)
23 - Mario Moraes (BRA/KV Racing)
24 - Milka Duno (VEN/Dale Coyne)
Mais informações em instantes

 


 

Nenhum comentário: