quarta-feira, 10 de março de 2010

ESPORTE/FÓRMULA 1 - Fórmula 1 elimina abastecimento e aumenta pontuação

Técnicos da Renault inspecionam pneus antes do início dos treinos 
em Bahrein Foto: AP F1 muda as regras antes do GP do Bahrein
Foto: AP

A Fórmula 1 atirou fora as bombas de combustível, turbinou o sistema de pontuação e ampliou o grid de largada e o calendário de provas para 2010.
O principal objetivo é tornar o glamoroso esporte mais empolgante e incentivar os pilotos a fazer de tudo para vencer corridas, ao invés de se acomodarem com a segunda colocação e uma pontuação confortável.
A seguir, as principais novidades e mudanças para a temporada de 19 provas, que começa no Bahrein no dia 14 de março, além de seu provável impacto no que acontece na pista.
Abastecimento Proibido
Pela primeira vez desde 1993, os carros devem largar com o tanque cheio para durar a corrida inteira. O tamanho dos tanques aumentou de 80 para 250 litros, e a distância entre os eixos dos carros será maior.
Os pilotos ainda terão que parar para as trocas de pneus, que agora podem levar somente três segundos e se tornar uma estratégia crucial.
"Olhando os testes, acho que vamos ter muitas estratégias incomuns na corrida", disse o atual campeão mundial Jenson Button. "Creio que veremos equipes tentando parar duas ou três voltas antes dos rivais para sair com pneus novos e passá-los pra trás".
"Também veremos as equipes que não são tão competitivas tentando loucamente estratégias como ir para os boxes depois da primeira volta esperando durar até o final da prova", completou.
Com uma ênfase maior na economia de combustível, a modalidade também espera apresentar uma imagem mais ecológica. O peso dos carros na largada não será mais divulgado.
Pontos
O sistema de pontuação agora se parece mais ao da MotoGP, com os dez primeiros recebendo pontos e o vencedor ficando com 25 em vez de dez pontos.
O novo sistema adota o formato 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.
Pneus
Os pneus dianteiros ficaram mais estreitos, e será mais difícil para os compostos compensarem devido ao aumento no peso dos carros. Os pilotos que alcançarem a terceira e última fase dos treinos classificatórios terão que largar com o mesmo jogo de pneus com que estabeleceram seu tempo no grid, o que irá introduzir um elemento estratégico a mais à corrida.
O número de jogos de pneus para piso seco de cada equipe foi reduzido de 14 para 11. Um jogo deve ser devolvido após a primeira sessão de treino e dois após a segunda bateria.
Os protetores de calotas usados por muitos em 2009 não serão permitidos.
Reuters

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