segunda-feira, 15 de março de 2010

ESPORTE/FÓRMULA 1 - Difusores seriamos culpados pelas poucas ultrapassagens na F1

Michael Schumacher termina em 6º lugar após 3 anos longe da F1 
Foto: AP

Michael Schumacher foi um dos que reclamou das poucas ultrapassagens na F1
Foto: AP

O GP do Bahrein de Fórmula 1, primeira etapa da categoria desta temporada, teve dobradinha da Ferrari, a primeira vitória de Fernando Alonso na escuderia italiana e Felipe Massa chegando na segunda colocação. Porém, a dificuldade de fazer ultrapassagens com as novas regras da F1, foi um assunto que muitos pilotos reclamaram.
Segundo o site Autosport os efeitos do conhecido difusor, componente aerodinâmico que permite aumentar a velocidade com que o ar passa por baixo de um automóvel, conferindo maior estabilidade, gerou polêmica. Um exemplo claro disso aconteceu durante o GP deste domingo quando Alonso se aproximou de Vettel com a intenção de passá-lo, mas não obteve sucesso.
O heptacampeão Michael Schumacher, que voltou à F1 neste final de semana após três anos parado, já havia declarado que fazer ultrapassagens é basicamente impossível, a menos que o outro piloto cometa algum um erro.
Ainda segundo a publicação, a palavra mais dita no início da Fórmula 1 do ano passado, o dispositivo agora pode estar sendo usado em determinados carros de forma que se possa aproveitar de um buraco para ter benefícios. Charlie Whiting, delegado técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inspecionou todos os carros, e declarou que alguns carros utilizariam os buracos da ignição dos motores para que os difusores trabalhem mais.
Algumas equipes, como McLaren e Mercedes estariam explorando a regra, já que usar esse buraco para essa finalidade é permitido, mas não existem definições para o tamanho mínimo, e alguns carros exageraram na dimensão.
O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, acredita que não receberá uma determinação para mudar o seu difusor. "Não acredito que alguém tomará uma atitude contra isso. Só existiram algumas preocupações. Existem buracos no difusor para a ignição, e o buraco em nosso carro não é maior que o do carro campeão e o dos outros quatro carros", disse ele.
O fato é que a proibição das paradas de reabastecimento criou um pequeno desinteresse pela F1, já que muitos acompanham a o mundial por conta do interesse na estratégia de parada nos boxes. Resta agora saber o que a FIA fará a respeito desta polêmica com os difusores.
Com informações do LancePress!
Redação Terra
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