terça-feira, 2 de março de 2010

Espaço Oscar Niemeyer - Cidade Administrativa Tancredo Neves

Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico da Cidade Administrativa representará um dos marcos mais importantes na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. Serão cinco edificações principais – sede do Governo, dois prédios de secretarias de Estado, centro de convivência e auditório – além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos que somam 804 mil metros quadrados de área total e mais de 265 mil metros quadrados de área construída.

O projeto arquitetônico valoriza conceitos como funcionalidade e desenvolvimento sustentável. Os edifícios terão sistemas inteligentes para economizar recursos. A energia elétrica e o ar-condicionado, por exemplo, serão controlados por um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessariamente.

O esgotamento sanitário a vácuo possibilitará uma redução de 90% do consumo de água em relação à descarga convencional. Uma rede extra de água vai permitir que os prédios utilizem água reciclada. O projeto também prevê a revitalização de espaços que se encontram degradados atualmente e a recuperação da vegetação.

Por tudo isso, o Centro deverá se transformar em mais um cartão-postal da capital mineira, ao lado de outras obras de Niemeyer, como o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, a Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa e o Edifício Niemeyer, sendo estes dois últimos localizados na Praça da Liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário