sexta-feira, 19 de março de 2010

ECONOMIA/NEGÓCIOS - Asiáticos acirram disputa por trem-bala

da Folha Online
Hoje na Folha Às vésperas do lançamento do edital de licitação do trem-bala Rio-SP, os possíveis interessados na obra --a maior do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), orçada em R$ 34 bilhões-- já estão se organizando para a disputa. A informação é de reportagem de Humberto Medina publicada na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
No radar das autoridades do governo encarregadas do empreendimento já apareceram duas combinações: a empreiteira Andrade Gutierrez com os grupos japoneses (Mitsui, Toshiba, Hitachi, Mitsubishi e Japan Railway) e o Grupo Bertin com os sul-coreanos (Samsung e Hyundai).
A posição dos chineses intriga as autoridades brasileiras. A princípio, a impressão é que a associação seria com a Odebrecht. Agora não há mais tanta certeza, e a avaliação é que os chineses poderão entrar sozinhos, para negociar a associação com algum grupo nacional já com a obra assegurada.
As últimas semanas foram de intensa negociação dos empresários com o governo para a modificação de aspectos do edital considerados inadequados. Em muitos pontos, o governo cedeu. Agora, a expectativa é em relação à aprovação dos estudos pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e de eventuais mudanças que o órgão venha a sugerir.
Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário