quarta-feira, 3 de março de 2010

Economia - Venda de carros no país seguirá forte mesmo após volta do IPI, diz Fenabrave

da Reuters
As vendas de veículos novos em março devem seguir avançando no país depois de registrarem em fevereiro o melhor desempenho para o mês da história. O aquecimento será apoiado por antecipação de compras dos consumidores diante do fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), afirmou o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sérgio Reze, nesta quarta-feira.
"Tradicionalmente o mês de março apresenta números maiores que fevereiro e janeiro, além de ser o último mês no qual o setor contará com a redução do IPI", afirmou.
Na véspera, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu em São Paulo que as vendas de veículos em março alcançarão 310 mil unidades. Se confirmado, o número marcará um recorde mensal histórico para a indústria.
Até agora, o mês com maior nível de vendas de veículos da história foi setembro de 2009, quando foram comercializadas 308,7 mil unidades, pouco antes de o governo prorrogar por uma terceira vez, até o fim de março deste ano, o desconto do IPI.
Apesar do forte movimento previsto por Mantega para março, Reze manteve as estimativas da Fenabrave de crescimento de 9,7% nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2010, para 3,3 milhões de unidades.
De acordo com a Fenabrave, a retirada dos incentivo fiscal a partir de abril já está embutida na projeção e não deve alterar de forma significativa o crescimento do setor.
"As estimativas de 2010 já contemplam a retomada do IPI, que não criará variações fortes, já que o que importa é o andamento da economia como um todo, que recupera o ritmo de 2008", disse Reze. "Nesse sentido, a volta do IPI não significa algo ruim."
Fevereiro
Em fevereiro, as vendas de veículos, incluindo ônibus e caminhões, subiram 3,58% sobre janeiro e 10,83% sobre o mesmo mês de 2009, para 220.951 unidades. No bimestre, as vendas somam 434.271 unidades, alta de 9,45% sobre igual período de 2009.
Considerando apenas automóveis e comerciais, as vendas no mês passado somaram 211.371 unidades, avanço de 4,77% sobre janeiro e de 10,45% ante fevereiro de 2009.
Até fevereiro, a Fiat continua líder nas vendas de carros e comerciais leves, com fatia de mercado de 22,73%. A GM vem na segunda posição, com 20,92% do mercado, seguida pela Volkswagen com 19,91% e depois a Ford com 11,11%.
A indústria vendeu 9.580 ônibus e caminhões no mês passado, queda de 17,2% na comparação mensal e alta de 19,93% na anual. No primeiro bimestre, esse segmento apurou licenciamentos de 21.149 unidades, alta de 35,12%.

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