segunda-feira, 8 de março de 2010

ECONOMIA - Hypermarcas anuncia mais uma aquisição, no setor farmacêutico, por R$ 52 mi (VIA FOLHA ONLINE)

da Folha Online
Depois de anunciar no domingo a aquisição de mais duas empresas do ramo de higiene (York e Facilit), a Hypermarcas divulgou nesta segunda-feira que assinou memorando de entendimentos para a aquisição da farmacêutica Luper.
O preço a ser pago pela aquisição de 100% do capital da empresa, que detém as marcas "Gastrol", "Virilon", "Dramavit", "Blumel" e "Senareti", entre outras, é estimado em R$ 52,16 milhões, segundo comunicado ao mercado divulgado pela Hypermarcas. A quantia será paga em seis parcelas, a primeira de 60% do total e o restante em cinco parcelas iguais, anuais e sucessivas, ajustadas pela variação do CDI. O negócio inclui uma planta industrial em São Paulo.
A Luper, de acordo com seu demonstrativo de resultados não auditado para o exercício de 2009, registrou no ano passado receita bruta de R$ 44,6 milhões. O comunicado afirma que o fechamento do negócio deve acontecer quando as condições estabelecidas no memorando forem cumpridas --o que inclui uma auditoria nas contas da Luper.
"A aquisição vem ao encontro dos objetivos estratégicos da companhia de aquisições de marcas e ativos no setor de medicamentos, complementando, assim, seu portfólio de similares e produtos isentos de prescrição médica", afirma a Hypermarcas no texto.
Estratégia
No domingo, a gigante do setor de consumo anunciou que pagou R$ 100 milhões pela York e R$ 79 milhões pela Facilit, totalizando R$ 179 milhões. Os valores poderão mudar após o processo de auditoria, cujo prazo para ser concluído não foi divulgado.
Juntas, as duas empresas compradas tiveram em 2009 uma receita líquida de R$ 126 milhões.
Na sexta-feira, a companhia já havia divulgado a compra da fabricante de fraldas descartáveis Sapeka, por R$ 225 milhões à vista mais quase 6,8 milhões de novas ações de sua emissão, totalizando R$ 371 milhões de reais --considerando o valor das ações na Bolsa no encerramento do último pregão.
Se consideradas essas últimas aquisições, a Hypermarcas acumula 30 compras em nove anos de operação. Apenas no segundo semestre de 2009, a companhia adquiriu a Hydrogen, de produtos de higiene infantil, as marcas de fraldas Pom Pom e BigFral, as fabricantes de preservativos Inal e Jontex, além do laboratório Neo Química.
com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário