sexta-feira, 12 de março de 2010

DISTRITO FEDERAL/TRANSPORTES - Empresas recebem 2 mil notificações por semana por falta de ônibus


Mas usuários reclamam da qualidade do serviço e afirmam que falta ônibus e que, quando tem, está sempre lotado. Denúncias podem ser feitas pelo número 156.

  Passageiros de ônibus contam a rotina de espera, todos os dias, pra ir e vir, pagando passagens caras. A DF Trans diz que multa as empresas - que continuam prestando um serviço sempre alvo de reclamações.

“Falta ônibus, quando tem ônibus vem em pé, é complicado”, diz um usuário. “Saio de casa 7 horas pra poder conseguir chegar no trabalho às 10 da manhã. Tem lógica uma coisa dessa?”,questiona outra. “Super, hiper lotado e às vezes nem para na parada para as pessoas que estão indo trabalhar”, destaca outra usuária.

A analista de suporte técnico Adriana Martins mora em Taguatinga e trabalha na W3 Norte. Para chegar na hora, ela vai para a parada antes das seis da manhã. “Linha tem, não tem ônibus suficiente porque eles reduzem em determinados horários”, diz.

Em Águas Claras, o problema não é diferente. A cidade que está em expansão sofre com a falta de ônibus. Segundo a DF Trans, cinco empresas são responsáveis por 24 linhas, mas o número de passageiros é muito maior que a quantidade de ônibus. Iolanda e a irmã esperaram por quase três horas um ônibus para Águas Lindas. “Acho que é irresponsabilidade deles mesmo porque não tem condição”, avalia Iolanda. Maria José Campos espera com o terço nas mãos. “Para deus dar paciência, amor no coração pra superar as coisas.”

O DF Trans diz que as empresas têm que cumprir uma escala de horários, mas muitas não respeitam o cronograma. Toda semana são emitidas duas mil infrações. “A demanda é maior de manhã e a noite. Nesse entrepico, eles deixam de fazer o horário pra não ter desgaste, não gastar combustível, mas ele tem um horário a cumprir e itinerário”, explica o gerente de fiscalização do DF Trans Pedro Jorge Brasil. Os usuários apontam uma solução: “Se tivesse outras linhas, abrisse concorrência ia ser até melhor.”

Para fazer denúncias, os passageiros podem ligar no número 156. As empresas que não pagam as multas ficam impedidas de participar de licitação.


Flávia Marsola / Josuel Ávila


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário