terça-feira, 30 de março de 2010

COPA DE 2010 - Empresas assumem papel de Dunga e convocam consumidores à Copa

Herculano Barreto Filho
UOL Esporte
Eles sabem que a chance de ir à Copa do Mundo de 2010 é remota. Mas não medem esforços para conseguir as disputadas passagens de ida e volta para a África do Sul. Poderia ser a história de jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Alexandre Pato, que se esforçam nos seus clubes para tentar uma vaga na lista de 23 jogadores que serão convocados pelo técnico Dunga para o Mundial. Mas não é.

CONFIRA AS PROMOÇÕES PARA IR À COPA

Para participar, os internautas devem se inscrever no site até 25 de maio. Quatro pessoas irão à Copa com acompanhante.
Crianças de 6 a 10 anos entrarão de mãos dadas com os jogadores da seleção brasileira na Copa. Confira no site.
Clientes do Bradesco Visa que fizerem transações acima de R$ 50 podem assistir a decisão do Mundial. Saiba mais no site.
O consumidor deverá adquirir três produtos da promoção da marca Gillette para concorrer até 8 de abril. Mais informações no site.
O cliente que adquirir o cartão Ourocard Visa Copa do Mundo Fifa 2010 concorre a 100 pacotes para a África do Sul. Saiba mais.
Até 31 de março, o cliente que adquirir quatro pneus da marca Continental concorre a viagens para a África do Sul. Confira aqui.
Para participar, basta responder à pergunta: "Por que mereço ir para a África? O autor da melhor resposta irá à Copa. Saiba como.
Na compra de fotos do banco de imagens do Grupo Keystone, o cliente concorre a uma viagem para a Copa do Mundo. Confira.
Para participar do sorteio da Coca-Cola, junte as tampinhas de refrigerante e concorra ao sorteio. Mais informações no site.

A luta é de milhares de pessoas que também querem vestir a camisa, mas do lado de fora do gramado. E correm atrás de todo o tipo de promoção pela chance de apoiar a seleção brasileira de perto. A menos de três meses para a Copa, as promoções de empresas que oferecem passagens para a África do Sul e ingressos dos jogos são bombardeadas nos intervalos da TV e na internet, alimentando o imaginário de quem acredita que ainda pode torcer pelo Brasil das arquibancadas dos estádios sul-africanos.
Enquanto as agências de turismo credenciadas pela Fifa vendem cerca de 5,5 mil pacotes com ingressos para a Copa do Mundo, dezenas de empresas usam o interesse do público como isca para atrair os seus clientes. É o caso do grupo Keystone, um banco de imagens que comercializa fotografias para revistas e jornais em todo o país. A empresa irá sortear uma viagem à África do Sul em abril. A ideia surgiu de uma parceria entre outras empresas do mesmo segmento em outros países. De acordo com o diretor Jorge Borges de Lima, a promoção está surtindo efeitos positivos. “O acesso ao link da promoção na internet aumentou. Com isso, também estamos vendendo mais fotografias”, explica.
Empresas como o grupo Keystone, que não patrocinam a seleção brasileira, são obrigadas a tomar cuidados, porque não podem usar o nome da Copa do Mundo para divulgar as suas promoções. “Muitas empresas vão de carona nas promoções, porque o grande atrativo deste ano é levar as pessoas para a Copa. Como a Fifa é rigorosa e não permite a divulgação do evento pelos não-patrocinadores das seleções e da Copa, as empresas buscam atalhos e anunciam sorteio de viagens para a África do Sul, por exemplo”, explica Eduardo Corch, diretor de planejamento da Off Field, agência de marketing esportivo.
Os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo também conseguem outros privilégios, como a garantia de acesso a áreas reservadas da Fifa. O McDonald’s promove o concurso “Vivendo um Sonho de Craque”, que premia cinco crianças entre 6 e 10 anos em concurso válido até 27 de abril. “O concurso aumenta a nossa conexão com o público infantil. Também teremos a possibilidade de promover uma troca de culturas a partir do encontro entre crianças do mundo inteiro”, explica Roberto Gnypek, diretor de planejamento e marketing do McDonald’s.
Os vencedores viajam para a África do Sul pelo período de cinco dias junto com um acompanhante. Os premiados ainda entram de mãos dadas com os jogadores da seleção brasileira contra Portugal, no dia 25 de junho, na cidade de Durban, em jogo da primeira fase da competição. Esse tipo de promoção não é novidade para a empresa, que firmou parceria com a Fifa desde o Mundial de 1994, nos Estados Unidos.
Boas chances para ir à Copa

Para a advogada Fernanda Pena, especializada em legislação de promoções, a “estreia” em Copas do Mundo veio oito anos depois. No Mundial de 2002, na Ásia, ela prestou assessoria jurídica para empresas pela primeira vez. A advogada “entrou em campo” com a função de analisar o regulamento das promoções. Na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, ela prestou assessoria para 12 empresas.
Com duas Copas na bagagem, ela garante que a maior preocupação das empresas são os “ratos de promoção”, que procuram brechas no regulamento. “É preciso ter cuidado com essas pessoas que vivem de promoção e procuram qualquer frase de duplo sentido para conseguir o benefício”, alerta.
A advogada faz uma revelação que pode renovar a esperança de muita gente que sonha em ir para a África do Sul: as chances de ganhar são maiores do que muita gente pensa. “É que nem sempre o número de inscritos é grande”, explica. “O grande atrativo dessas promoções é que a Copa move com a paixão das pessoas pelo futebol”.
 

 

 

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