quarta-feira, 31 de março de 2010

CONSUMIDOR - ATENÇÃO : Concessionárias têm prazo para cobrar contas a partir da média de consumo

Regra vale também para a conta de água, mas empresas não respeitam sempre.


Você confere as suas contas de luz, água, e gás? Se a respostas for negativa, cuidado. Você pode estar pagando muito mais do que deveria.

O consumidor precisa ficar atento à forma como as concessionárias fazem as medições. Muitas vezes, a concessionária faz a leitura pela média e isso vem indicado na conta. Mas esse tipo de cobrança não pode ser feito todos os meses.

O Procon determina as regras que concessionárias de água, luz e gás devem seguir para que o consumidor não saia prejudicado. Mas, nem sempre isso evita uma enorme dor de cabeça.

Imagine receber na sua casa uma conta de luz de R$ 7 mil. A gerente financeira Inayara Aires recebeu: “Graças a Deus isso não estava no débito automático”.

Ela, o marido e o filho moram em um apartamento e, nos últimos seis meses, chegaram faturas de energia que somam R$ 38 mil.

“Minha reação é de indignação, de surpresa e de indignação. Como que pode um apartamento desse tamanho ter uma conta dessas? Nem que houvesse nem sei que tipo de fuga de energia aqui que eu não entendo desse assunto, mas é um valor abusivo, um valor que o prédio paga de energia elétrica”, reclama a gerente financeira Inayara Aires.

Segundo ela, os altos valores das contas foram provocados por uma falha no medidor, que foi trocado. Ela agora negocia com a empresa de energia para não pagar as contas.

A concessionária de energia em São Paulo é a terceira em número de reclamações no Procon da capital. Os usuários estão insatisfeitos principalmente com o valor da tarifa.

“Nesses casos, a orientação é procurar a empresa, informar que houve um aumento de consumo e que ele contesta esse aumento de consumo para que a empresa averigue”, informa o diretor-executivo do Procon-SP Roberto Pfeiffer.

A regra também vale para a conta de água. Mas nem sempre as empresas respeitam.

“Eles cortaram a luz”, lembra Inayara.

Outra reclamação dos consumidores é que as empresas costumam calcular o valor da tarifa de água e luz com base no consumo dos meses anteriores, quando não conseguem fazer as medições.

Em São Paulo, a concessionária de energia diz que quando a casa está fechada, o valor da fatura é feito pela média de consumo dos últimos três meses. Já a companhia de água diz que segue a legislação estadual e que a média de consumo é calculada com base nos últimos seis meses.

Mas as concessionárias têm um prazo para cobrar contas calculadas em cima da média de consumo.

“Só pode fazer por três ciclos ou por três vezes. Deve notificar o consumidor para que ele desobstrua o acesso ao relógio de luz ou ao hidrômetro. Caso o consumidor permaneça relutante, a concessionária pode até mesmo suspender o serviço ou então cobrar pela tarifa mínima em ambos os casos”, completa o diretor-executivo do Procon-SP Roberto Pfeiffer.

A Eletropaulo informou em nota, que está em contato com o Procon de São Paulo para resolver os problemas com consumidores. De acordo com o Procon, resolvidos os problemas com medidores, as concessionárias devem fazer a compensação dos valores cobrados a mais, ou a menos nas contas seguintes.


 


 

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