Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 9 de março de 2010

COMPORTAMENTO/INTERNET - Como a internet mudou a nossa vida nos últimos 15 anos: uma pesquisa (VEJA A HP DO YAHOO EM 1995)



A home do Yahoo em 1995
A home do Yahoo em 1995

SÃO 15 ANOS de Yahoo, a idade das garotas debutantes, e parece que são 150, dada a velocidade com que as coisas se movimentam na Era da Internet.  Era daquele jeito, como você pode ver ao lado, a cara do Yahoo ao surgir.
Para celebrar o aniversário, o Yahoo fez uma pesquisa para ver como a internet mudou a forma como vivemos. Foram ouvidos 1800 usuários entre 25 e 64 anos.
Peguei dez conclusões que me chamaram particularmente a atenção.
Não sou nem ludita, um nostálgico dos tempos em que nós jornalistas usávamos máquinas de escrever glamurosamente estridentes, e tampouco um fundamentalista digital. Como tudo, a internet trouxe coisas boas e coisas nem tanto. Construiu e destruiu, elevou e rebaixou, encantou e enojou.
Toda mídia revolucionária fez isso ao longo da história. Quando jornais, revistas, rádio, televisão surgiram as mudanças na sociedade foram dramáticas. Na Era Digital, a grande diferença é que as mudanças são mais rápidas, quase que online. Por exemplo: mal a pesquisa estava sendo feita e surgia na Rússia um site que está mesmerizando, alucinando o mundo digital: o Chatroulette. Foi criado por um garoto que tem hoje 17 anos, o estudante russo Andrey Ternovskiy, de Moscou. Você entra nele e acaba numa conversa com alguém ao acaso. Daí o roulette (roleta) do nome. Entrei e depois conto minha experiência num futuro texto.  Aqui, um vídeo que mostra como funciona. Dê uma olhada, caso queira.

A home do Yahoo hoje
A home do Yahoo hoje

QUANTO À internet, vista como floresta e não árvore, meu ponto é que é o uso que a faz ser extremamente positiva ou chocantemente negativa, ou qualquer coisa entre estes dois extremos. Com um fósforo você pode incendiar um hospital, mas também pode acender uma luz que encerre trevas persistentes.
Bem, às conclusões:
1)  A maior parte disse que não tinha a “menor noção” do que era internet há quinze anos. Ela provocava “nervosismo e apreensão”;
2) A internet substituiu o hábito de escrever cartas para 78% dos respondentes, de consultar livros de receitas para 75%, de ler jornais para 71% e de ver televisão para 44%;
3) Dois terços disseram que “não podem viver sem” email e metade que “não pode viver” sem redes sociais;
4) Há quinze anos, apenas 4% pagavam conta pela internet contra 76% agora;
5) Para a maioria, a maior mudança trazida pela Era Digital foi a possibilidade de reencontrar amigos e namorados ou namoradas;
6) Mais de dois terços buscam informações sobre saúde na internet contra 10% em 1995;
 Jerry Yang e  David Filo, os pais do Yahoo, em 1995
Jerry Yang e David Filo, os pais do Yahoo, em 1995 

7) A primeira coisa que mais de 40% dos respondentes faz pela manhã é conferir emails;
8 ) A internet é banida das refeições para apenas 19% e da cama para 22%;
9) 23% disse que nunca mudam a senha. (Os estudiosos recomendam que se mude pelo menos uma vez por ano.);
10) Quase 90% disseram que se julgam mais bem informados que antes.

Nenhum comentário: