Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 12 de março de 2010

CHILE/POSSE DO PRESIDENTE - Em primeira mensagem, Piñera fala em reconstruir Chile "pedra por pedra"

da France Presse
da Folha Online
O recém-empossado presidente do Chile, Sebastián Piñera, convocou a população para reconstruir o país "pedra por pedra" após o terremoto que devastou o centro-sul chileno no último dia 27 de fevereiro.
"Vamos reconstruir o Chile, todos juntos, pedra por pedra, tijolo por tijolo, e para isto precisamos de união e não de divisão, precisamos de generosidade e não de egoísmo", disse, em sua primeira mensagem como presidente.
Jorge Sanchez/AP
Sebastian Piñera dá sua primeira mesnagem como presidente e fala em
 reconstruir o Chile "pedra por pedra" após terremoto
Sebastian Piñera dá sua primeira mesnagem como presidente e fala em reconstruir o Chile "pedra por pedra" após terremoto
Do balcão do Palácio Presidencial de La Moneda, ao lado da família, Piñera destacou que "apesar da dor e do sofrimento, e sem que isto signifique esquecer os entes queridos falecidos, teremos que secar nossas lágrimas e colocar mãos à obra".
"De certa forma, todos somos sobreviventes desta tragédia", disse Piñera, sobre o terremoto que deixou ao menos 497 mortos confirmados.
"Há 20 anos nosso povo recuperou a democracia e a convivência saudável. Conseguimos isto com o apoio patriótico de todos, do mundo civil e do mundo militar", lembrou o presidente.
Com Piñera, a direita chilena volta ao poder pelas urnas após 50 anos, depois da vitória sobre a aliança de centro esquerda conhecida como La Concertación, que governou o país por 20 anos, desde a queda da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Bolsa
Mais cedo, Piñera, anunciou nesta quinta-feira a entrega de um bônus de 40.000 pesos (cerca de R$ 140) a cada filho de famílias mais pobres --a primeira medida de seu governo para suavizar os efeitos do terremoto.
"A iniciativa trará benefícios a 4,2 milhões de pessoas, ou a mais de um milhão de famílias de setores humildes e de classe média baixa. Com este bônus, sem dúvida, vamos trazer alívio a milhões de chilenos que precisam disso", disse Piñera em Constitución, a cidade do sul do Chile muito afetada pelo terremoto seguido de tsunami.
Para oficializar a medida, o presidente enviará nesta sexta-feira um projeto de lei ao Congresso, estipulando o benefício para crianças de famílias incluídas em programas sociais.

 

 

Nenhum comentário: