terça-feira, 2 de março de 2010

ANP encontra petróleo em área que pode capitalizar a Petrobras

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio 

As primeiras perfurações da ANP, em conjunto com a Petrobras, para delimitar as reservas de até 5 bilhões de barris que serão utilizadas no processo de capitalização da estatal foram bem sucedidas. Foram encontrados indícios de petróleo e gás no poço 2ANP1RJS, na bacia de Santos, que começou a ser perfurado pela agência no final do ano passado.
Não há qualquer estimativa, no entanto, a respeito do volume que possa haver no prospecto descoberto, que está em lâmina d'água de 1.889 metros. Não foi informado ainda se a descoberta foi feita na camada pré-sal.
A exploração visa mapear 5 bilhões de barris em reservas que serão vendidos pelo governo à Petrobras. O valor da reserva vai equivaler ao aporte da União no processo de capitalização.
A ANP é a responsável pela delimitação, e contratou a própria Petrobras para essa fase da exploração. Duas áreas foram identificadas e serão perfuradas. No final do ano passado, a estimativa feita pelo diretor-geral da agência, Haroldo Lima, era que a exploração custasse entre R$ 400 milhões a R$ 500 milhões, que seriam disponibilizados pelo governo por meio de uma autorização especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário