Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Virgin F1 - 2010

dica do @adrianogomes

origem http://racing.terra.com.br


Mais um carro que estará no grid da temporada de 2010 da Fórmula 1 foi revelado. E a novidade vem de uma das equipes estreantes. A Virgin Racing apresentou, nesta quarta-feira (3), depois de certo atraso por problemas com o vídeo (e também com as fotos) disponibilizado em seu site oficial, o VR-01, bólido que será utilizado por Timo Glock e Lucas Di Grassi este ano.

O modelo – que, na pintura, tem a predominância das cores preto e vermelho, como já era esperado – foi desenhado pela empresa Wirth Research em Bicester, na Inglaterra. O projeto foi todo computadorizado, utilizando-se da tecnologia CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluidos Computacionais, programa que simula, no computador, o fluxo de ar no carro).

Assim que acabar todos os compromissos com a imprensa, o VR-01 será levado diretamente para o circuito de Silverstone, onde realizará dois dias de shakedown antes de o bólido ser encaminhado para Jerez de la Frontera, onde entrará na pista para valer pela primeira vez na próxima semana.

A Virgin destaca, em sua apresentação, que o veículo foi criado em um espaço de tempo realmente pequeno: apenas 10 meses. E a correria não foi das menores. Apenas 12 dias depois de a equipe ter sido confirmada para 2010, o desenho do monocoque já havia sido esboçado.

Tentando aproveitar a “era virtual”, como a própria escuderia de Richard Branson chama a base de seu projeto, o objetivo do time é começar a trabalhar com um orçamento que só será imposto às rivais nos anos seguintes. Até lá, porém, a ideia é a Virgin já saber como lidar com o baixo custo do projeto e do desenvolvimento e sair na frente das adversárias.

“Eu tive sorte de poder trabalhar com os melhores projetistas da Fórmula 1 e estou ciente de como poderemos ser bem sucedidos neste esporte. Quando você vir do que o CFD é capaz, entenderá a nossa aposta. Esse é o caminho para o futuro da categoria”, disse Nick Wirth, projetista chefe do novo bólido da escuderia inglesa.

Em sua temporada de estreia na F1, a Virgin Racing contará com o já experiente piloto Timo Glock, vindo da Toyota, e com o brasileiro Lucas Di Grassi, que fará o seu primeiro ano na categoria, mas já com uma bagagem bem grande nas séries de base, como a GP2 Series.

Rafael Munhoz

Nenhum comentário: