segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MP do Rio pede suspensão da conexão Pavuna-Botafogo do metrô

Segundo laudo técnico, conexão da linha 1A tem sinalização ineficaz.
Promotor diz que maquinista que permitiu acesso ao vagão foi demitido.
Alícia Uchôa Do G1, no Rio
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O Ministério Público (MP) do Rio entrou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão das operações da linha 1A do metrô no Rio, que faz a conexão direta Pavuna-Botafogo. Segundo o MP, os trens estariam circulando com sinalização precária e declive inadequado. 

“A sinalização é precária. Há sinais cobertos com sacos pretos e o maquinista, em dois momentos do trajeto, precisa parar o trem, entregar uma guia numa cabine e um outro funcionário pede, via rádio, a autorização para um terceiro”, reclama o promotor Carlos Andesano, autor da ação, que conta com um laudo técnico do engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell.

Os dois fizeram o trajeto Central do Brasil-São Cristóvão dentro da cabine do maquinista. "O sindicato depois nos informou que o maquinista, que cumpriu um mandamento legal de nos dar acesso, foi demitido por causa disso", afirma o promotor.
Exigências
Para que o serviço funcione sem transtornos, o MP exige que a estação Cidade Nova esteja pronta, que os 114 carros já encomendados pela concessionária estejam aptos a circular e que a empresa volte a manter com regularidade intervalos de 4 minutos entre os trens.

“Eles mesmo criaram um aumento de demanda sem ter preparo para recebê-la. Aí acaba tendo atrasos, superlotação, ar-condicionado sem dar vazão”, diz Andesano, que acredita que o pedido de liminar possa ser apreciado ainda esta semana.

Segundo o promotor, além das questões de sinalização, o parecer técnico constatou que a bifurcação que divide a linha 1 aumenta o risco de acidentes. A previsão é que as composições novas só cheguem em 2011. 
O que diz o Metrô Rio
Procurado pelo G1, o Metrô Rio informa que ainda não foi notificado e não vai comentar o assunto. A empresa diz ainda que as obras da estação de Cidade Nova estão previstas para terminar no final de Março. Porém, não há data para a inauguração da estação.

Questionada sobre a demissão do maquinista, a concessionária afirma que ele foi demitido por desempenho, segundo critérios de performance da empresa, e que outros dez funcionários foram demitidos pelo mesmo motivo no mesmo período.

A empresa garante ainda que a conexão Pavuna-Botafogo vai continuar funcionando durante a semana das 5h às 21h até o final do março. Apenas nos horários de menor movimento, nos dias úteis entre 21h e meia-noite e nos finais de semana e feriados haverá baldeação na estação Estácio.

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